Entomofauna associada ao cultivo da goiabeira-serrana1



Yüklə 9,02 Kb.
tarix06.05.2018
ölçüsü9,02 Kb.
#42002




Entomofauna associada ao cultivo da goiabeira-serrana1
Claudio Roberto Franco2, Renê Marcos Maass3, Mari Inês Carissimi Boff4, Hellen Aparecida Arantes dos Santos 5, Rubens Onofre Nodari 6

Palavras-chave: entomofauna, ecologia, Acca sellowiana.


A goiabeira-serrana Acca sellowiana é uma promissora espécie frutífera nativa do Sul do Brasil, porém tem apresentado algumas dificuldades de cultivo principalmente devido à ocorrência de pragas. Trabalhos de reconhecimento da entomofauna associada à cultura se fazem necessários para desenvolver uma estratégia de manejo adequada a cada situação ambiental. Por isso o presente projeto objetivou conhecer e identificar a entomofauna associada à goiabeira-serrana em diferentes condições ecológicas de cultivo, (A) em sistema orgânico e (B) população natural em Lages, SC. Para as avaliações foram instaladas armadilhas caça-moscas tipo McPhail com 200 mL de proteína hidrolisada a 5% à aproximadamente ¾ da altura da árvore. As armadilhas foram vistoriadas semanalmente, sendo realizada a troca do atrativo alimentar, a limpeza da armadilha e coleta dos artrópodes para posterior identificação no Laboratório de Entomologia do CAV-UDESC. O período de coleta foi entre março/2011 e março/2012. Os insetos capturados foram classificados até o nível de Ordem. Foram capturados 32.827 e 15.935 insetos nos pomares orgânico e população natural em Lages, respectivamente, de nove Ordens de insetos. Houve predomínio de insetos da Ordem Diptera, superior a 93% dos insetos capturados, principalmente insetos do gênero Anastrepha, importante praga dessa cultura, e outras espécies de moscas frugívoras. Também foram capturados insetos da Ordem Hymenoptera que representaram 5% e 2,5% respectivamente, nessa Ordem há insetos benéficos, como polinizadores e parasitoides. As demais Ordens (Lepidoptera, Coleoptera, Neuroptera, Blattodea, Hemiptera, Orthoptera e Odonata) representaram 1,6% e 4% das capturas de insetos. Portanto, os diferentes ambientes proporcionam diferenças ecológicas na entomofauna benéfica e nociva associada a goiabeira-serrana.

1Vinculado ao Projeto de Pesquisa “ Levantamento da entomofauna associada a goiabeira-serrana em pomar orgânico e população natural no município de Lages” - CAV/UDESC.

2 Orientador, Professor do Departamento de Agronomia do CAV-UDESC – a2crf@cav.udesc.br.

3 Acadêmico do Curso de Agronomia do CAV-UDESC, bolsista de iniciação científica PIVIC/UDESC.

4 Professor Participante do Departamento de Agronomia do CAV-UDESC.

5 Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais do CCA-UFSC.

6 Professor Participante do Departamento de Fitotecnia do CCA-UFSC.


Yüklə 9,02 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©genderi.org 2023
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə