Girls in stem é um projeto global do Grupo Vodafone e o maior programa deste género para raparigas



Yüklə 43,27 Kb.
tarix08.08.2018
ölçüsü43,27 Kb.
#61157

c:\users\amarinho\desktop\new_vf_logo_stack_small_rgb_red.png


press release
Vodafone vai formar mil adolescentes de 26 países em programação


  • Girls in STEM é um projeto global do Grupo Vodafone e o maior programa deste género para raparigas

  • Objetivo é formar adolescentes em tecnologias de informação

  • Em Portugal, a segunda edição do programa arranca em abril

Lisboa, 9 de fevereiro de 2018


Para assinalar o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, a ser celebrado no domingo, dia 11, o Grupo Vodafone anuncia que vai formar 1000 adolescentes de 26 países no âmbito do programa Girls in STEM, o maior projeto global de programação presencial para raparigas. Em Portugal, após ter realizado um projeto piloto, que terminou em dezembro, a Vodafone lança uma nova edição do programa, promovendo a concretização de 40 cursos durante o ano.
Há já muitos anos que as mulheres têm desempenhado papéis de destaque no desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Sem o trabalho de mulheres pioneiras como, por exemplo, Hedy Lamarr e Barbara Liskov, não teríamos hoje acesso a Wi-Fi ou a e-mails. Ainda assim, as mulheres continuam a ser uma minoria nos cursos e profissões relacionadas com Science, Technology, Engineering e Mathematics (STEM). Apenas 35% das mulheres e raparigas aprofundam os seus conhecimentos nas áreas de STEM, e muitas delas não têm motivação para desenvolver as competências necessárias para serem bem-sucedidas nestas indústrias.
Em 2017, cerca de 500 raparigas de todos os países onde a Vodafone opera aprenderam a programar. Em Portugal, no final de 2017 a Vodafone levou a cabo um piloto, realizado em colaboração com a Happy Code, dando formação em programação a 23 alunas da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa. Durante as 12 horas de duração deste curso piloto, as participantes aprenderam os primeiros conceitos de programação e de base de dados. A experiência proporcionou, ainda, o desenvolvimento de várias aplicações e jogos para telemóvel, utilizando, por exemplo, sensores de proximidade, movimento, tempo e localização, disponíveis em qualquer dispositivo móvel.
“Nos últimos anos, temos assistido a avanços significativos na luta contra a disparidade de género global em vários aspetos da sociedade. No entanto, em muitos países, essa disparidade está a agravar-se nas carreiras STEM. O #codelikeagirl da Vodafone quer despertar o interesse das raparigas para um setor atualmente mais popular entre rapazes, ajudando-as a expandir as suas oportunidades e aumentar as suas opções de carreira no futuro”, frisa Luísa Pestana, Diretora de Recursos Humanos da Vodafone Portugal.
Esta disparidade foi confirmada este ano pela Unesco, que expressou a sua preocupação com o facto de a participação feminina estar a diminuir numa área que se encontra em expansão mundial, sendo atualmente a programação uma das competências profissionais mais requisitadas em todas as indústrias. Em Portugal, um estudo intitulado ‘Benefícios do Ensino Superior’ revela que existem mais mulheres no ensino superior, mas nas profissões STEM estão abaixo de um terço. Além disso, as mulheres pós-graduadas nestas áreas ainda ganham menos do que os homens pós-graduados em áreas não STEM.

Sobre a Happy Code
A Happy Code Portugal é a primeira escola de tecnologia e inovação vocacionada exclusivamente para crianças e jovens em Portugal. Abriu a primeira unidade em fevereiro de 2017, tendo agora oito escolas no país. A Happy Code disponibiliza ainda os seus cursos através de parcerias com outras escolas e empresas, cobrindo já grande parte do território nacional. Segue a metodologia STEM, que une os conteúdos das disciplinas fundamentais, formando alunos mais preparados e capacitados para os desafios de hoje e do futuro.



Vodafone Portugal

Direção de Estratégia e Comunicação Externa

Av. D. João II , nº 36, – 8º Parque das Nações

1998-017 LISBOA


Telefone: +351 210.915 219



Email: press.pt@vodafone.com
vodafone.pt


Yüklə 43,27 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©genderi.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə