Karma Yoga a educação da Vontade



Yüklə 219,41 Kb.
səhifə1/9
tarix06.02.2018
ölçüsü219,41 Kb.
#26464
  1   2   3   4   5   6   7   8   9

Karma Yoga

A Educação da Vontade

Swami Vivekananda


Índice


Índice 1

Prefácio 2

Swami Vivekananda 3

Capítulo 1 - Karma e seus efeitos sobre o caráter 3

Capítulo 2 - Cada um é grande em seu próprio meio 7

Capítulo 3 - O segredo do trabalho 13

Capítulo 4 - O que é o dever 17

Capitulo 5 - Não é ao mundo que ajudamos, e sim a nós mesmos 20

Capítulo 6 - Desapego e abnegação completos 23

Capítulo 7 - Liberdade 28

Capítulo 8 - O ideal de Karma-Yoga 33

SWAMI VIVEKANANDA, discípulo dileto do famoso místico hindu, Sri Ramakrishna, é um pensador também filho da índia, que se impôs ao mundo por sua cultura, alicerçada numa salutar filosofia prática e aureolada por uma alta espiritualidade. Seu renome refulgiu com mais intensidade e amplitude depois da Conferência das Religiões, realizada nos Estados Unidos em 1903, que reuniu os mais notáveis representantes de religiões da época. Ali Vivekananda se destacou por sua serenidade, sabedoria e lucidez mental.

Conferencista notável e autor de várias obras sobre Yoga e temas filosófico-sociais, considerada por muitos um verdadeiro roteiro para quem quer que aspire a ser senhor e não escravo de suas ações, e se disponha a discipliná-las para torná-las mais inteligentes e eficientes.

Karma significa, sinteticamente, ação, e Yoga, união. Todo ser humano há de ter um ideal na vida' seja de família, pátria, humanidade ou Deus, e por meio de Karma Yoga ele pode unificar-se e integrar-se em seu ideal. Por isso, toda esta obra gira em torno da maneira como pode e deve cada qual cumprir o seu dever nesse sentido e aumentar sua eficiência e utilidade ' qualquer que seja a sua vocação e objetivo.

Sob o ponto de vista cristão, Karma Yoga interpreta e desenvolve o incisivo pensamento de São Paulo: "A fé sem obras é morta". Uma das grandes dificuldades de todos é levar sua teoria à prática, sua crença à realização. Pois nesta obra terão uma chave que lhes poderá abrir o portal. para essa consecução. Essa chave está ao alcance de todos, qualquer que seja a sua concepção da vida, a sua capacidade e a sua posição social. Basta que queiram aumentar a sua eficiência, ampliar sua atuação e encurtar o caminho de seus esforços em busca do êxito.

Toda ação, para ser positiva, obedece a leis fixas e imutáveis, que, se desatendidas ou omitidas, podem levar-nos ao fracasso e a decepções inevitáveis. Karma Yoga significa ação positiva, correta, aplicada segundo as mais sábias leis da vida. Estudá-la é aprofundar o conceito da vida. Praticá-la é fortalecer o seu caráter, desenvolver a sua capacidade pessoal, e valorizar o seu Eu. Eis o que o leitor aprenderá nestas páginas.

Prefácio


Desde remotas eras, a vida espiritual ou religiosa tem sido interpretada como incompatível com a vida social ou material. Os filhos de Deus" não deviam misturar-se com os "filhos do homem", e vice-versa.

Os místicos em geral eram acoimados de sonhadores ou lunáticos, abstratos, indiferentes e alheios ao mundo onde nasciam, viviam e comiam. Ao passo que seus acusadores se diziam indivíduos práticos, de pés firmes Pia terra e integrados nos deveres impostos pela vida social ou material. Entre os povos, o hindu tem sido o mais-particularmente focalizado por essa crítica, pois que em regra ele se absorve na vida religiosa ou mística com o mesmo ardor com que o ocidental se empolga, por exemplo, pela política ou uma partida esportiva.

Todavia, a crítica imparcial discerne sem dificuldade que o erro tanto pode estar com o místico como com o prático, ao exagerar cada qual as suas próprias convicções e excluir de sua conduta outras leis igualmente importantes da vida, sem cuja observância não pode haver a harmonia que traz a verdadeira felicidade. Errado anda o místico que, aborrecido do mundo, o considera uma simples tentação ou ilusão, e o abandona para desaparecer num mosteiro ou floresta e ali mergulhar-se na calma vida contemplativa por meio da automortificação e oração. Errado também se mostra o prático que, nada alcançando além dos sentidos, toma este mundo como a única dádiva de Deus ou do homem, e os resultados imediatos e utilitários como o mais positivo objetivo da vida.

Ambos esses encarnam extremadas concepções mentais, que finalmente lhes acarretarão fatal sofrimento ou fracasso. A verdade meridiana se ergue eqüidistante entre essas duas concepções, e é da conjugação destas que depende a salvação ou felicidade perdurável do indivíduo.

Mas como desvendar essa verdade? Eis o que poderá o leitor aprender nas lúcidas páginas que seguem, escritas por um notável filósofo hindu, que soube aliar magistralmente o senso místico oriental ao pendor prático do ocidental. Além de revelarem essa verdade, mostram ser o hindu um indivíduo "prático" na lídima acepção da palavra, pois sabe como coordenar a vida espiritual com a material, e como se pode comportar espiritualmente num mundo material, sem necessidade de embrenhar-se em bosques ou enclausurar-se em mosteiros.

Em última análise, "Prático" não é o indivíduo imediatista, que se esquece de que "nem só de pão vive o homem", como remístico " não é quem ignora que não se encarnam neste mundo para viver fora dele. “Prático” no real sentido, é quem seja capaz de ser "filho do homem" mas também "filho de Deus” de “dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"; enfim, de atuar neste mundo como o faz toda pessoa inteligente num país estrangeiro, onde cumpre seus deveres mas tem seu coração preso à pátria distante. Esse é o karma-yogue.

Eis, em resumo, o que é Karma-Yoga, a lição que aprendemos do brilhante autor desta obra, já traduzida em muitas línguas e que agora brindamos aos leitores do nosso vernáculo. È uma réstia de luz a mais projetada numa época em que o mundo sonha com um melhor padrão econômico, cultural e espiritual para seus habitantes. Nosso escopo é contribuir deste, modo para que essa lição seja sábia e proveitosamente assimilada por todos.


Yüklə 219,41 Kb.

Dostları ilə paylaş:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©genderi.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə