O professor Rivail fez em Lyon os seus primeiros estudos e completou em seguida a sua bagagem escolar, na Escola Pestalozzi em Yverdun – Suíça



Yüklə 445 b.
tarix13.12.2017
ölçüsü445 b.





O professor Rivail fez em Lyon os seus primeiros estudos e completou em seguida a sua bagagem escolar, na Escola Pestalozzi em Yverdun – Suíça.

  • O professor Rivail fez em Lyon os seus primeiros estudos e completou em seguida a sua bagagem escolar, na Escola Pestalozzi em Yverdun – Suíça.

  • Johann Heinrich Pestalozzi foi um dos pioneiros da pedagogia moderna, influenciando profundamente todas as correntes educacionais.



Apaixonado na arte de ensinar. Criou uma nova metodologia de ensino – intuitivo.

  • Apaixonado na arte de ensinar. Criou uma nova metodologia de ensino – intuitivo.

  • “A intuição é fonte de todos os nossos conhecimentos”.



No início de 1825 dirige uma Escola de Primeiro Grau, primeiro estabelecimento de ensino fundado por ele em Paris.

  • No início de 1825 dirige uma Escola de Primeiro Grau, primeiro estabelecimento de ensino fundado por ele em Paris.

  • Em 1826 funda um instituto técnico que funcionou até 1834, o Instituto Rivail.



Rivail era um notável linguista, conhecia a fundo e falava corretamente, o alemão, o inglês, o italiano, o espanhol e o holandês.

  • Rivail era um notável linguista, conhecia a fundo e falava corretamente, o alemão, o inglês, o italiano, o espanhol e o holandês.

  • Membro de várias sociedades sábias, notadamente da Academia Real de Arras.



Entre 1835 e 1840, manteve em sua residência, à rua de Sèvres, cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia comparada, Astronomia e outros.

  • Entre 1835 e 1840, manteve em sua residência, à rua de Sèvres, cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia comparada, Astronomia e outros.

  • Rivail utilizou-se do ensino intuitivo, processo didático preconizado por Pestalozzi.



O Professor Rivail foi autor de várias obras de educação, entre elas:

  • O Professor Rivail foi autor de várias obras de educação, entre elas:



Rivail foi para Paris em 1822 e formou uma escola. Em 1832 casou-se com Amelie Gabrielle Boudet que também tinha sua escola.

  • Rivail foi para Paris em 1822 e formou uma escola. Em 1832 casou-se com Amelie Gabrielle Boudet que também tinha sua escola.

  • Logo uniram-se formando um grande instituto que recebia de quem podia pagar e, quem não podia, não pagava.



Enquanto Rivail, Kardec ainda desconhece a missão que o Espírito Verdade vai anunciar a ele.

  • Enquanto Rivail, Kardec ainda desconhece a missão que o Espírito Verdade vai anunciar a ele.

  • Há uma explosão de fenômenos espíritas coordenados pelos Espíritos Superiores para chamar a atenção de toda a Humanidade para o início de uma Nova Era materializada pela Doutrina Espírita, isto é, o Consolador Prometido por Jesus.



A primeira vez que ouviu falar nas Mesas Girantes, foi em 1854, através do Sr. Fortier, com o qual mantinha relações, em razão dos seus estudos sobre o Magnetismo.

  • A primeira vez que ouviu falar nas Mesas Girantes, foi em 1854, através do Sr. Fortier, com o qual mantinha relações, em razão dos seus estudos sobre o Magnetismo.



Em 1855, foi convidado à casa da Sra. Roger, e lá encontrou a Sra. Plainemaison e o Sr. Patier.

  • Em 1855, foi convidado à casa da Sra. Roger, e lá encontrou a Sra. Plainemaison e o Sr. Patier.

  • Em reunião na casa da Sra. Plainemaison; testemunhou pela primeira vez o fenômeno das mesas que “saltavam e corriam, e isso em condições tais que a dúvida não era possível”.



“A missão dos reformadores é prenhe de escolhos e perigos. Previno-te de que é rude a tua, porquanto se trata de abalar e transformar o mundo inteiro. Não suponhas que te baste publicar um livro, dois livros, dez livros, para em seguida ficares tranquilamente em casa. Tens que expor a tua pessoa. Suscitarás contra ti ódios terríveis; inimigos encarniçados se conjurarão para tua perda; ver-te-ás a braços com a malevolência, com a calúnia, com a traição mesma dos que te parecerão os mais dedicados; as tuas melhores instruções serão desprezadas e falseadas; por mais de uma vez sucumbirás sob o peso da fadiga; numa palavra: terás de sustentar uma luta quase contínua, com sacrifício de teu repouso, da tua tranquilidade, da tua saúde e até da tua vida, pois, sem isso, viverias muito mais tempo. Ora bem! Não poucos recuam quando, em vez de uma estrada florida, só vêem sob os passos urzes, pedras agudas e serpentes. Para tais missões, não basta a inteligência. Faz-se mister, primeiramente, para agradar a Deus, humildade, modéstia e desinteresse, visto que ele abate os orgulhosos, os presunçosos e os ambiciosos. Para lutar contra os homens, são indispensáveis coragem, perseverança e inabalável firmeza. Também são de necessidade prudência e tato, a fim de conduzir as coisas de modo conveniente e não lhes comprometer o êxito com palavras ou medidas intempestivas. Exigem-se, por fim, devotamento, abnegação e disposição a todos os sacrifícios. Vês, assim, que a tua missão está subordinada a condições que dependem de ti.”

  • “A missão dos reformadores é prenhe de escolhos e perigos. Previno-te de que é rude a tua, porquanto se trata de abalar e transformar o mundo inteiro. Não suponhas que te baste publicar um livro, dois livros, dez livros, para em seguida ficares tranquilamente em casa. Tens que expor a tua pessoa. Suscitarás contra ti ódios terríveis; inimigos encarniçados se conjurarão para tua perda; ver-te-ás a braços com a malevolência, com a calúnia, com a traição mesma dos que te parecerão os mais dedicados; as tuas melhores instruções serão desprezadas e falseadas; por mais de uma vez sucumbirás sob o peso da fadiga; numa palavra: terás de sustentar uma luta quase contínua, com sacrifício de teu repouso, da tua tranquilidade, da tua saúde e até da tua vida, pois, sem isso, viverias muito mais tempo. Ora bem! Não poucos recuam quando, em vez de uma estrada florida, só vêem sob os passos urzes, pedras agudas e serpentes. Para tais missões, não basta a inteligência. Faz-se mister, primeiramente, para agradar a Deus, humildade, modéstia e desinteresse, visto que ele abate os orgulhosos, os presunçosos e os ambiciosos. Para lutar contra os homens, são indispensáveis coragem, perseverança e inabalável firmeza. Também são de necessidade prudência e tato, a fim de conduzir as coisas de modo conveniente e não lhes comprometer o êxito com palavras ou medidas intempestivas. Exigem-se, por fim, devotamento, abnegação e disposição a todos os sacrifícios. Vês, assim, que a tua missão está subordinada a condições que dependem de ti.”





Pelo fato de ter a Doutrina Espírita aspecto científico, pode-se deduzir que Allan Kardec seja um cientista?

  • Pelo fato de ter a Doutrina Espírita aspecto científico, pode-se deduzir que Allan Kardec seja um cientista?



Deolindo Amorim, num de seus artigos, explica o espírito científico de Kardec:

  • Deolindo Amorim, num de seus artigos, explica o espírito científico de Kardec:



O método adotado por Kardec na investigação e comprovação do fato mediúnico é o experimental, aplicado às ciências positivas, fundamentado na observação, comparação, análise sistemática e conclusão.

  • O método adotado por Kardec na investigação e comprovação do fato mediúnico é o experimental, aplicado às ciências positivas, fundamentado na observação, comparação, análise sistemática e conclusão.

  • O Espiritismo procede exatamente como as ciências positivas, aplicando o método experimental.



“Nunca elaborei teorias preconcebidas; observava cuidadosamente, comparava, deduzia consequências; dos efeitos, procurava remontar às causas, por dedução e pelo encadeamento lógico dos fatos, não admitindo por válida uma explicação, senão quando resolvia todas as dificuldades da questão.”

  • “Nunca elaborei teorias preconcebidas; observava cuidadosamente, comparava, deduzia consequências; dos efeitos, procurava remontar às causas, por dedução e pelo encadeamento lógico dos fatos, não admitindo por válida uma explicação, senão quando resolvia todas as dificuldades da questão.”



Dois importantes critérios científicos foram adotados por Kardec, na tarefa de reunir informações para a elaboração da Doutrina Espírita: a generalidade (universalidade) e a concordância dos ensinos dos Espíritos.

  • Dois importantes critérios científicos foram adotados por Kardec, na tarefa de reunir informações para a elaboração da Doutrina Espírita: a generalidade (universalidade) e a concordância dos ensinos dos Espíritos.



Kardec era médium?

  • Kardec era médium?



Como era a personalidade de Kardec?

  • Como era a personalidade de Kardec?



Em 1855 recebe uma mensagem do Espírito Zéfiro que lhe disse que em uma reencarnação anterior havia sido um druida na região das Gálias e que se chamava ALLAN KARDEC.

  • Em 1855 recebe uma mensagem do Espírito Zéfiro que lhe disse que em uma reencarnação anterior havia sido um druida na região das Gálias e que se chamava ALLAN KARDEC.





Kardec percebeu a necessidade de criar um meio de comunicação onde fosse possível os vários grupos trocarem informações entre si, receberem instrução e respostas para suas dúvidas.

  • Kardec percebeu a necessidade de criar um meio de comunicação onde fosse possível os vários grupos trocarem informações entre si, receberem instrução e respostas para suas dúvidas.



Perguntaram a Kardec: De que maneira o Espiritismo tem feito bem as pessoas?

  • Perguntaram a Kardec: De que maneira o Espiritismo tem feito bem as pessoas?



Qual o melhor jeito de aprendermos a Doutrina Espírita, segundo Kardec nos ensinou?

  • Qual o melhor jeito de aprendermos a Doutrina Espírita, segundo Kardec nos ensinou?



Kardec desencarnou em Paris no dia 31 de Março de 1869.

  • Kardec desencarnou em Paris no dia 31 de Março de 1869.



“O Espiritismo não vem procurar os perfeitos, mas os que se esforçam em o ser, pondo em prática os ensinos dos Espíritos.

  • “O Espiritismo não vem procurar os perfeitos, mas os que se esforçam em o ser, pondo em prática os ensinos dos Espíritos.

  • O verdadeiro espírita não é aquele que alcançou a meta, mas o que seriamente quer atingí-la.

  • Sejam quais forem os seus antecedentes, será bom espírita desde que reconheça suas imperfeições e seja sincero e perseverante na proposta de se emendar.”

  • Allan Kardec







Dostları ilə paylaş:


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©genderi.org 2019
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə