O prolinonline aceita problemas de programação linear, porém este problema tem que estar em um formato adequado para que este



Yüklə 257,25 Kb.
səhifə1/4
tarix10.11.2017
ölçüsü257,25 Kb.
#9204
  1   2   3   4


PROLIN
Sistema para PROgramação LINear
www.prolin.ufv.br

Manual do Usuário


Junho/2002


1. INTRODUÇÃO

O Sistema para Programação Linear - PROLIN, desenvolvido para a resolução de problemas genéricos de Programação Linear, utiliza o Simplex Revisado como algoritmo-base, adaptando-o para lidar com variáveis ou com restrições limitadas. Em sua versão para a internet, está limitado a um máximo de 50 (cinqüenta) restrições e 100 (cem) variáveis, não se incluindo, entre essas, as variáveis de folga e as artificiais.

O site do PROLIN pode ser acessado, via navegador web, através do endereço www.prolin.ufv.br e está dividido nas seguintes seções:

- inicial: É a apresentação do site, a página inicial contendo uma descrição breve sobre o sistema;

- prolin: É a parte onde o usuário poderá submeter seus problemas, previamente formatados, de acordo com os formatos definidos nos manuais do PROLIN;

- exemplos: Contém exemplos simples, com o objetivo de ser um guia rápido para o usuário fazer seus primeiros testes com o sistema;

- manuais: O usuário poderá fazer o download dos manuais disponíveis para um aprendizado mais profundo do sistema;

- sobre: Contém uma descrição técnica do Sistema;

- links: Página com links referentes à Pesquisa Operacional e assuntos correlacionados;

- ajuda: Seção que contém a descrição de um problema e explicações sobre alguns pontos importantes da modelagem.


2. DESCRIÇÃO E USO DO SISTEMA

O sistema é bem simples de ser utilizado. Ao acessar o site www.prolin.ufv.br, o usuário tem acesso aos links que levam diretamente à pagina para entrada dos dados referentes ao modelo. Caso tenha dúvidas, é possível acessar os manuais através do link manuais no menu principal e fazer download para consultas precisas sobre o formato de entrada de dados exigidos para submissão do problema.

Existem duas maneiras de submeter, ao PROLIN, o problema modelado. Pode-se passar um arquivo texto contendo o modelo ou passá-lo diretamente através da página. Quanto aos formatos, pode-se optar por escolher o formato original do PROLIN ou o formato adaptado. Esta documentação descreve o formato original.

A solução dada pelo PROLIN é enviada diretamente para uma outra página. Em caso de erro, um aviso de alerta contendo a possível causa do erro é mostrado ao usuário, para que ele possa analisar novamente a entrada de dados e verificar se ela está realmente consistente.




2.1. SUBMISSÃO POR ARQUIVO


Para submeter ao PROLIN, por meio de um arquivo, um problema modelado (não importa a extensão do arquivo, contanto que esteja no formato tipo texto), o usuário terá que clicar no botão 'procurar', selecionar o arquivo e clicar no botão 'enviar'. Além disto, o usuário também terá que escolher entre fazer, ou não, a análise de sensibilidade. A sub-seção é mostrada na figura abaixo:

2.2. SUBMISSÃO PELA PÁGINA


Para submeter ao PROLIN um problema modelado on-line, basta preencher, com o modelo, o campo indicado por 'Entre com os Dados'. Em seguida, escolher entre fazer, ou não, a análise de sensibilidade e clicar no botão 'enviar'. A sub-seção é mostrada na figura abaixo:


Obs: O problema a ser passado pelo PROLIN não deve conter 'tabs'.

3. DESCRIÇÃO DO CONJUNTO DE DADOS


A descrição do conjunto de dados é feita com o uso de palavras-chave reservadas, obedecendo-se a uma ordem pré-estabelecida.
Palavras-chave:
- TITULO

- OBJETIVO

- LINHAS

- COLUNAS

- COMBINAR

- LIMITES

- SENSIBILIDADE

- LISTAR


- FIM
Todas as palavras-chave começam, obrigatoriamente, na coluna 1 do registro e devem ser digitadas em letras maiúsculas. Em seguida, o significado dessas palavras-chave:
TITULO: O registro seguinte a esta palavra-chave tem um tamanho de 80 posições, sendo utilizado para identificar o problema a ser resolvido. Em não se desejando identificá-lo, deve-se deixar um registro “em branco” entre as palavras-chave TITULO e OBJETIVO.
OBJETIVO: O registro seguinte a esta palavra-chave define se o objetivo é maximizar (MAX) ou minimizar (MIN) a função-objetivo do problema, cujo nome é, também, definido no mesmo registro. Isso é feito preenchendo-se o campo definido pelas posições 11-20 com o nome da função a ser otimizada.
LINHAS: Os registros definidos por esta palavra-chave descreverão as restrições do problema, por meio dos seguintes campos:
Posições
1 - 8 ... nome da restrição
11- 15... símbolo de desigualdade da restrição:

LIVRE - sem restrições

MENOR - menor ou igual

IGUAL - igual

MAIOR - maior ou igual
21 - 30 ... valor da restrição com o formato livre, porém exigindo-se o ponto decimal, caso não se ajuste o valor à direita deste campo. Se o símbolo de desigualdade da restrição for LIVRE, este campo não deve ser preenchido.
Estas informações poderão ser repetidas, respectivamente, nas posições 31 - 38, 41 - 45 e 51 - 60 de cada registro. Os limites (inferior e superior) das restrições são assumidos conforme informações contidas nos campos da desigualdade da restrição e do valor da restrição. Caso a desigualdade seja do tipo menor ou igual, então o limite superior será igual ao valor da restrição e o limite inferior será assumido como sendo “menos infinito”. Similarmente, para desigualdade do tipo maior ou igual, o limite inferior será igual ao valor da restrição e o limite superior será assumido como “mais infinito”. Se a desigualdade for do tipo igual, o limite superior será igual ao limite inferior e igual ao valor da restrição. Quando o símbolo de desigualdade da restrição for LIVRE, os limites inferior e superior da restrição são assumidos como “menos infinito” e “ mais infinito” respectivamente. Caso a restrição tenha ambos os limites finitos, deve-se então complementar sua definição utilizando, para isso, os registros subseqüentes à palavra-chave LIMITES, conforme descrito adiante.
COLUNAS : Esta palavra-chave identifica o término das definições das restrições (linhas), o problema em questão e o início das definições das variáveis (colunas).

Os registros para definição das variáveis (colunas) possuem os seguintes campos:


Posições
1 - 8 ... nome da variável
11 - 20 ... nome da restrição na qual a variável possui coeficiente diferente de zero.
21 - 30 ... valor do coeficiente da variável contínua na restrição definida no campo anterior. O formato é livre, exigindo-se, porém, ponto decimal, caso não esteja ajustado à direita.

Os campos “nome da restrição” e “valor do coeficiente” poderão ser repetidos nas posições 31 - 38, 41 - 50 e 51 - 58, 61 - 70. Nesse caso, assume-se que tais informações são pertinentes à variável de nome definido nas posições 1 - 8. Para a definição de uma nova variável, é obrigatório o uso de novo registro. Caso as informações relativas a uma dada variável não caibam em um único registro, faz-se o uso de tantos registros quantos necessários, sendo que cada registro de continuação deverá conter, obrigatoriamente, no primeiro campo, o nome da variável.


COMBINAR : Esta palavra-chave é utilizada para definir restrições que são combinações lineares de outras, caso existam. Ao contrário da definição das colunas, a definição de uma restrição “combinada” é feita por linha. Assim, os registros para a descrição deste tipo de restrição possuem os seguintes campos:

Posições
1 - 8 ... nome da combinação linear (restrição combinada)
11 - 20 ... nome da restrição que faz parte da combinação
21 - 30 ... valor do coeficiente da restrição definido no campo anterior, na combinação linear.
Os campos “nome da restrição que faz parte da combinaçãoe “valor do coeficiente” poderão ser repetidos nas posições 31 - 38, 41 - 50 e 51 - 58, 61 - 70. Nesse caso, assume-se que tais informações são pertinentes à combinação linear definida nas posições 1 - 8.

Para a definição de uma nova combinação linear, é obrigatório o uso de um novo registro. Caso as informações relativas à definição de uma dada combinação linear não caibam m um único registro, poderão ser utilizados tantos registros quantos necessários, sendo que cada registro de continuação deverá conter, obrigatoriamente, o nome da cominação linear no primeiro campo.


LIMITES : Esta palavra-chave identifica o término das definições das variáveis ou das combinações lineares de restrições e o início das definições dos limites inferior e superior das variáveis e/ou restrições. Os registros para a definição dos limites possuem os seguintes campos:
Posições
1 - 8 ... nome da variável ou restrição
11 - 20 ... valor do limite inferior
21 - 30 ... valor do limite superior.
Estas informações poderão ser repetidas, respectivamente, nas posições 31 - 38, 41 - 50 e 51 - 60. Se o valor do limite inferior ou superior de uma variável for zero, pode-se deixar em branco o campo correspondente ao mesmo. Se a variável em questão não for limitada superiormente, deve-se preencher tal campo com a palavra INFINITO. Da mesma forma, deve-se, obrigatoriamente, preencher o campo limite inferior com a palavra INFINITO (“menos infinito”) se esta variável não for limitada inferiormente. É importante mencionar que, caso uma restrição necessite de complementação da sua definição, já feita nos registros subseqüentes à palavra-chave LINHAS, ou seja, caso a restrição possua tanto limite inferior quanto superior finitos, deve-se definir os dois limites repetindo o limite já definido anteriormente (na definição das restrições), seja ele inferior ou superior. Não é necessário definir a variável cujo limite inferior seja zero e não esteja limitada superiormente. Se todas as variáveis possuírem essas características e os limites das restrições definidos nos registros subseqüentes à palavra-chave LINHAS não necessitarem de complementação, a palavra-chave LIMITES não deverá aparecer no conjunto de dados, passando-se à palavra-chave seguinte.

O formato para os campos associados aos valores dos limites é livre, observando-se a necessidade de se colocar o ponto decimal, caso o valor não esteja ajustado à direita do campo.

O término da definição dos limites das variáveis é determinado por uma das seguintes palavras-chave: SENSIBILIDADE, LISTAR ou FIM.
SENSIBILIDADE : Esta palavra-chave determina a aplicação da Análise de Sensibilidade ao problema a ser resolvido. Caso não se deseje a Análise de Sensibilidade, basta omitir esta palavra-chave. A posição deste registro dentro do conjunto de dados situa-se entre as palavras-chave LIMITE (caso exista) e FIM.
LISTAR : Esta palavra-chave determina a impressão do conjunto de dados, antes dos resultados do problema. Da mesma maneira que a palavra-chave SENSIBILIDADE, a palavra-chave LISTAR pode posicionar-se entre as palavras-chave LIMITE (caso exista) e FIM.
FIM : Esta palavra-chave define o fim do conjunto de informações que caracterizam o problema a ser resolvido, sendo obrigatório o seu uso, sob pena de interrupção do processamento.
CONSIDERAÇÕES:
1 - Todo nome, quer de variável, quer de restrição, deverá começar por um caracter literal e ter, no máximo, 8 (oito) caracteres.
2 - Os campos que contiverem nomes já definidos anteriormente deverão obedecer a definição original. Assim sendo, se RESTR-1 estiver ajustado à esquerda do campo correspondente, em qualquer outro registro que contiver, em um de seus campos, o nome da primeira restrição, este deverá ser definido identicamente à forma original, sob pena de não ser reconhecido.
3 - A representação do conteúdo de campos numéricos deve ser:
X.Y
onde X é a parte inteira e Y é a parte decimal. Observe que a separação entre a parte inteira e a parte decimal deve ser feita por um ponto.


Yüklə 257,25 Kb.

Dostları ilə paylaş:
  1   2   3   4




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©genderi.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə