Por volta de agosto de 1991, um aluno da Finlândia começou a divulgar no newsgroups comp os minix a seguinte mensagem



Yüklə 1,8 Mb.
səhifə1/33
tarix11.10.2017
ölçüsü1,8 Mb.
#4338
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   33

O Que é Linux?

Por volta de agosto de 1991, um aluno da Finlândia começou a divulgar no newsgroups comp.os.minix a seguinte mensagem:

O estudante era Linus Torvalds , e o "passatempo'' que ele mencionou, tornou-se o que nós conhecemos hoje como Linux.

Um sistema operacional POSIX coerente e com muitos recursos, o Linux foi desenvolvido não só por Linus, mas por centenas de programadores ao redor do mundo. O mais interessante sobre isto é que este esforço mundial massivo de desenvolvimento é em grande parte natural e voluntário. Linus continua trabalhando no kernel (núcleo do sistema), porém o Linux é muito mais que um simples kernel. Não há nenhum gerenciamento de infraestrutura. Alguém na Rússia recebe uma nova placa mãe e grava um driver para suportar uma agradável característica que a placa mãe tem. Um administrador de sistema em Maryland precisa de um software de geração de cópias de segurança, desenvolve um e o distribui a qualquer um que necessite algo similar. Outro aspecto interessante é que o Linux pode ser obtido gratuitamente, uma vez que a maioria dos softwares estão disponíveis



O que é o Red Hat Linux?

Um grupo de programadores na Carolina do Norte - Estados Unidos decidiu tornar o Linux mais fácil, para possibilitar às pessoas uma experiência mais tranqüila com o sistema. Como tantos outros grupos, seu objetivo era empacotar todos os bits necessários numa distribuição coerente, facilitando aos inexperientes o contato com o novo sistema operacional.

Esta distribuição porém, tinha uma característica distinta das demais. Em vez de ser uma cópia de um disco rígido que tivesse o Linux instalado, ou um conjunto de disquetes com partes diferentes do sistema operacional que pudessem ser copiadas, esta distribuição foi baseada no conceito de pacotes.

Cada pacote fornece um pedaço diferente de software, configurado, completamente testado e pronto para rodar. Quer experimentar um novo editor ? Carregue o pacote e instale-o. Em segundos, é possível estar executando o pacote instalado. Não gosta dele? Digite um único comando e o pacote será removido.

Além disso o conceito de pacotes traz uma vantagem adicional: esta distribuição do Linux pode ser atualizada facilmente.

O desenvolvimento do Linux no mundo é muito rápido, provocando a geração de novas versões com freqüência. Em outras distribuições, a atualização do software tornou-se complexa - em uma atualização completa, normalmente o usuário teria que remover todo o conteúdo do disco rígido.

Desse modo você provavelmente deduz que o grupo de programadores na Carolina do Norte é a Red Hat Software, e o pacote de distribuição é o Red Hat Linux.

Desde a introdução do Red Hat Linux em 1994, o Linux e a Red Hat tiveram um crescimento extraordinár


Outros Produtos Conectiva Linux

Buscando atender às necessidades específicas dos usuários a Conectiva Informática desenvolve ainda versões específicas de Linux para determinados segmentos de mercado, a saber:



  • Conectiva Linux Edição Servidor 1.0: servidor de rede, arquivos, aplicações, banco de dados, Internet, Intranet, firewall e vasta documentação, em versões sem limites de instalação e de usuários, ao alcance de qualquer empresa ou prestador de serviços, que deseje utilizar todos os recursos desta poderosa ferramenta.

  • Conectiva Linux Edição Pessoal 1.0: interface gráfica, acesso a Internet, softwares de edição gráfica, jogos, editor de textos, planilha, gerador de apresentações, automaticamente instalados. O usuário pode escolher qual interface gráfica quer utilizar on-line. Sem limite de instalações e de usuários.

  • Biblioteca Linux: série de títulos especializados, voltados para o mercado Linux, dentre os quais ressaltamos: jogos, bancos de dados, ferramentas de desenvolvimento, ferramentas gráficas e outros títulos que estão sendo permanentemente gerados.

  • : Guia de Administrador de Sistemas Linux, Guia de Administração de Redes Linux, Guia de Servidor Linux, Aprendendo Linux são alguns dos títulos a serem disponibilizados para aqueles que queiram ter à mão, documentação rica e detalhada.

E, além de instalações ilimitadas e de não ter limite de usuários, os produtos Conectiva Linux têm um diferencial formidável: o custo. Todos os produtos estão em faixas de preços acessíveis a todo perfil de usuário. Procura-se assim estimular o desenvolvimento do mercado de informática e de processos automação nas corporações brasileira, tornando o Linux uma alternativa para o crescimento tecnológico brasileiro.

Uma Visão Geral Deste Manual

Este manual é organizado para auxiliá-lo no processo de instalação do Conectiva Linux:



Capítulo 1, Este Capítulo

Capítulo 2, Introdução e Capítulo 3, Novas Funcionalidades do Conectiva Linux

Informaçcões sobre como obter o Conectiva Linux e as novas funcionalidades disponíveis desta versão.



Capítulo 4, Antes de Começar

Contém detalhadas instruções para começar o processo de instalação do CL.



Capítulo 5, Iniciando a Instalação

Contém instruções da parte inicial do processo de instalação.



Capítulo 6, Continuando a Instalação

Contém instruções da parte principal do processo de instalação.



Capítulo 7, Finalizando a Instalação

Contém instruções dos últimos passos necessários para completar o processo de instalação.



Capítulo 8, O Que Fazer Agora?

Contém instruções de como acessar o sistema, desligá-lo, e configuração dos componentes de sistemas mais populares (como X Windows).



Capítulo 9, Documentação

Contém informações de como obter documentação adequada ao perfil de cada usuário, dos menos experientes aos gurus em Linux.



Capítulo 10, Configuração de Sistema Com o Linuxconf

Contém informações sobre a manutenção de usuários, grupos, rede, DNS e datas e usuários, através do utilitário Linuxconf.



Capítulo 10, Configuração de Sistema Com o Linuxconf

Contém informações sobre a manutenção de usuários, grupos, rede, DNS e datas e usuários, através do utilitário Linuxconf.



Capítulo 11, Configuração do Sistema Com o Painel de Controle

Como configurar impressoras, o núcleo do sistema e outros itens através do utilitário Painel de Controle.



O Capítulo 12, Linux em Modo Texto

Como utilizar o sistema, principais comandos, editores de textos, e inclusão de módulos através da interface de linha de comando.



O Capítulo 13, Linux em Modo Gráfico - Window Maker

Descrição de como utilizar a interface gráfica padrão do sistema, o Window Maker.



O Capítulo 14, Linux em Modo Gráfico - KDE

Descrição de como utilizar a interface gráfica KDE e informações sobre os diversos aplicativos disponíveis.



O Capítulo 15 - Gerenciamento de Pacotes com RPM

Informações sobre instalação de pacotes, atualização, remoção e pesquisas de pacotes instalados no sistema, utilizando o sistema RPM em modo texto.



O Capítulo 16 - Glint

Informações sobre instalação de pacotes, atualização, remoção e pesquisas de pacotes instalados no sistema, utilizando o sistema Glint em modo gráfico.



O Capítulo 17 - Administração do Sistema

Visão geral e instruções sobre o sistema de arquivos, arquivos especiais, usuários e grupos, PAM, núcleo do sistema, etc... voltada para o uso avançado do sistema.



Apêndices

Contém informações adicionais sobre suporte técnico, geração de disquetes, lista de softwares disponíveis, parâmetros do sistema, dúvidas mais freqüentes, glossário e licenças gerais dos softwares disponíveis.. Conectiva Linux.



Instalação Rápida

Se você já instalou outros CL (Conectiva Red Hat Linux Parolin, Marumbi, ou ainda o Red Hat Linux) antes e está com pressa de começar, você precisará somente inicializar o disquete de inicialização e selecionar o método desejado de instalação. Se você estiver instalando de um site de FTP, um disco rígido, ou está usando uma placa PCMCIA, o disquete suplementar será necessário , e deve ser gerado conforme as instruções do Apêndice B. Em qualquer caso, basta responder às questões apresentadas.



Atualização de Uma Versão Anterior do CL

O processo de instalação do CL Guarani inclui a capacidade de atualizar versões anteriores do CL (Parolin, Marumbi) e do Red Hat Linux(2.0, 2.1, 3.0.3, 4.0, 4.1, 4.2, 5.0, 5.1, 5.2) que são baseados na tecnologia de RPM. Na atualização do sistema, o kernel modular 2.0.x é instalado, assim como são atualizadas as versões dos pacotes instalados. O processo de atualização conserva os arquivos de configuração usando uma extensão .rpmsave (p.ex. sendmail.cf.rpmsave) e gera um relatório dos passos executados em /tmp/upgrade.log. Cabe lembrar que no desenvolvimento de softwares, os formatos de arquivos de configuração podem mudar; cabendo então um cuidado rigoroso na hora de comparar arquivos de versões diferentes.



Agradecimentos e Reconhecimentos

Nossos agradecimentos aos usuários do Conectiva Linux, a Linus Torvalds e as centenas de desenvolvedores ao redor do mundo que colaboram com o projeto Linux, aos colaboradores que nos ajudaram nesta empreitada, em especial Élvis Pfützenreuter, Jorge Godoy, ao pessoal do Clube Linux, às Universidades e Associações que receberam o Linux de braços abertos, e aos parceiros que sempre estiveram ao nosso lado nesta empreitada fantástica. E por fim aos olhos brilhantes e sorrisos fantásticos daqueles que descobriram uma nova dimensão de uso e desenvolvimento de softwares.

Nossos parabéns ao Alfredo Kojima pelo excelente trabalho no desenvolvimento do Window Maker, demonstrando que qualidade e capacidade não tem Pátria, e dependem somente da vontade e persistência de cada um.

Obrigado novamente e bem-vindos ao maravilhoso mundo do Linux.



Sugestões!

Com o objetivo de melhorar cada vez mais, adoraríamos ouvir a sua opinião, sugestões ou acertos a serem implementados neste manual. Por favor envie-nos um e-mail para:



info@conectiva.com

Certifique-se de mencionar o título do manual junto com sua sugestão. Se você achou um erro, por favor inclua o número da página, assim nós poderemos achá-lo mais facilmente.



Equipe de Desenvolvimento do Conectiva Linux

Brasil, Dezembro de 1998.



Atualizações e Ajustes

Novas versões dos softwares disponíveis no Conectiva Linux surgem periodicamente, assim como ocasionalmente podemos descobrir problemas na distribuição do CL que podem afetar alguns processos. Quando isso ocorre, as informações são disponibilizadas no Conectiva Linux Atualizações, o qual está disponível via Internet em: http://www.conectiva.com.br na seção Linux- Atualizações ou via e-mail: info@conectiva.com.br.






Obtendo o Conectiva Red Hat Linux
O CL pode ser obtido em CD-ROM ou via Internet nos seguintes endereços:

http://www.conectiva.com.br na seção Linux-FTP ou http://www.conectiva.com.br/lojalinux

Ou através do telefone +55(041)332-2074 ou ainda por intermédio de revendas de softwares listadas em http://www.conectiva.com.br na seção Linux - Como Comprar.

Aqueles que desejarem, podem obter uma versão do Conectiva Linux via FTP através do site:

ftp://ftp2.conectiva.com.br/pub/conectiva/guarani/i386

ou através de seus sites espelhos, e realizarem a sua instalação. Como se tratam de centenas de Mb de dados pode tornar-se impraticável para uma grande parte dos usuários, sendo que este método não é objeto deste manual.



Novas Funcionalidades do Conectiva Linux 3.0 Guarani

Este capítulo descreve as novas funcionalidades disponíveis no Conectiva Linux Guarani.



Novas Funcionalidades do Conectiva Linux 3.0 Guarani

{Melhorias Relacionadas com a



Melhorias Relacionadas com a Instalação

Há muitas mudanças realizadas para tornarem o Conectiva Linux mais simples de ser instalado. Dentre estas ressaltamos:



  • Novas classes de instalação

  • Guia de instalação melhorado

  • Suporte a múltiplos adaptadores SCSI

  • Reconhecimento automático de uma série de periféricos.

Novas Classes de Instalação

O programa de instalação do Conectiva Linux inclui agora classes pré-definidas de instalação. Os modos estação de trabalho e servidor automaticamente administram o particionamento de discos rígidos e padrões básicos. O comportamento anterior do programa de instalação foi mantido na classe Instalação Personalizada, e pode ser usado para se ter o completo controle do processo de instalação. Para maiores informações sobre classes de instalação veja o capítulo 2.6.






Manual do Usuário Melhorado

O Manual do Conectiva Linux teve os seguintes incrementos:



  • Documentação Adicional do LinuxConf- Capítulo 8 contém descrição mais detalhada do uso do LinuxConf na configuração do sistema Conectiva Linux.

  • Melhoria dos Capítulos de Instalação - os capítulos que cobre a instalação do sistema foram expandido para inclusão de informações mais detalhadas em uma linguagem mais simples.

  • Linux em Modo Texto - capítulo adicional sobre o uso do Linux na interface texto.

  • Linux em Modo Gráfico - Capítulo adicional sobre as interfaces gráficas Window Maker e KDE.

  • Descrição dos Pacotes - O apêndice C apresenta uma descrição detalhada dos pacotes disponíveis, com versão e tamanho dos softwares.

  • Novo FAQ - O Apêndice E contém informações novas e detalhadas sobre as dúvidas mais comuns. Caso você encontre algum problema durante a instalação (ou antes ou depois), verifique o FAQ, a maioria da dúvidas mais comuns poded ser encontrada neste documento.

  • Glossário - O Apêndice G contém um dicionário de termos que podem ajudar na interpretação do conteúdo deste Guia.




Traduções

Interface Gráfica Window Maker e KDE em português, com arquivos de ajuda traduzidos, ajuda de mais de 150 dos principais comandos em português, Netscape 4.5 traduzido.






Suporte a Múltiplos Adaptadores SCSI

O Conectiva Linux suporta sistemas com mais de um adaptador SCSI.



Reconhecimento Automático de Diversos Periféricos

Suporte a placas de rede NE2000 - automático, Realtek 10-100 Mbps, monitores: LG©, Philips©,Samsung©, TCE©... especialmente implementados no Conectiva Linux para os usuários nacionais.



Segurança

Servidor Web, navegador Netscape e Lynx com suporte a SSL com chaves de 128 bits.



Melhorias Relacionadas com a Administração do Sistema

Conectiva Linux tem as seguintes funcionalidades para a administração do sistema:



  • Pronto para Linux 2.2.

  • Suporte a controle de tráfego.

  • Melhoria no suporte a som.

  • Melhoria no suporte a impressoras.

  • Suporte a atualização PCMCIA .

Pronto para Linux 2.2

Conectiva Linux foi desenhado para ser executado com a última versão estável do kernel (versão 2.2.x), quando ela for efetivamente liberada. Os pacotes do kernel 2.2 serão liberados concomitantemente com a liberação do novo kernel. Para aqueles que buscam mais emoção, isso significa que o kernel 2.1 em desenvolvimento pode também ser facilmente instalado



Suporte a Controle de Tráfego

Conectiva Linux inclui suporte no kernel e utilitários para controle de tráfego. Isso é extremamente útil para provedores de serviços Internet que necessitem um controle mais completo sobre a utilização da banda de comunicação. Caso você esteja interessado nesta funcionalidade, esteja seguro de instalar o pacote shapecfg;para execução da ferramenta de configuração do controle de tráfego em /sbin/shapecfg.



Melhoria no Suporte a Som

O utilitário de configuração de som sndconfig reconhece mais placas de som.



Melhoria no Suporte à Acentuação

O suporte à acentuação funciona em modo texto e gráfico, assim como com as aplicações gráficas.






Melhoria no Suporte a Impressoras

O utilitário de configuração de impressoras printtool suporta a configuração de impressoras remotas baseadas em servidores Netware.



Suporte a PCMCIA

Conectiva Linux teve o suporte a PCMCIA atualizado e melhorado. Alguns dos últimos cartões PCMCIA podem agora ser utilizados sob Linux.



Funcionalidades Diversas

Estas novas funcionalidades foram adicionadas e atualizadas no Conectiva Linux Guarani:



  • Mais de 600 softwares de alta qualidade, além de demos de softwares nacionais e internacionais de renome, dentre estes Oracle, Wordperfect, Sybase, Applixware, Jabe, Openbase, Varicad, etc...

  • Inclusão de diversos gerenciadores de janelas, dentre eles Window Maker, KDE, Gnome, ICEWM, etc..

  • Apache 1.3 com SSL

  • GIMP 1.0.2 incluído

  • Kaffe - ambiente Java, com JVM, compilador Java, etc...

Diversos Gerenciadores de Janelas

Os gerentes de janelas mais populares estão agora incluídos no Conectiva Linux, sendo o Window Maker o padrão do sistema. Para utilizá-lo basta clicar startx na linha de comandos. Outros gerenciadores estão incluídos, inclusive o Icewm, voltado para máaquinas dotadas de menor capacidade computacional.

Para executar o KDE, caso ele tenha sido instalado, basta digitar KDE na linha de comandos.

Outras interfaces estão disponíveis e podem ser instaladas e utilizadas a qualquer tempo.



Apache 1.3 com SSL

A versão 1.3 do popular servidor Web Apache com a camada de segurança estão disponíveis no Conectiva Linux Guarani



GIMP 1.0.2 Incluído

Versão 1.0.2 do Programa de Manipulação de Imagens GNU (GIMP) está incluído no Conectiva Linux. Em breve manual em português.



ANTES DE COMEÇAR
Embora a instalação do Conectiva Linux seja um processo direto e simples, gastar algum tempo antes de começar a instalação pode facilitar bastante as coisas. Neste capítulo, discutiremos os passos que deverão ser executados antes do início da instalação.

Nota: Se você atualmente está usando a versão Parolin ou Marumbi do Conectiva Linux, é possível fazer um upgrade. Reveja as informações básicas referentes à instalação e leia os capítulos seguintes na ordem. O upgrade inicia de forma idêntica ao procedimento de instalação, onde será necessário optar pela atualização.

Há cinco cuidados que devem ser tomados antes da instalação do Conectiva Linux:



  1. Ter acesso aos componentes do Conectiva Linux necessários para instalação.

  2. Conhecer a configuração do hardware e informações da rede.

  3. Baseado nos dois primeiros itens, escolher qual método será utilizado na instalação do Conectiva Linux.

  4. Determinar em que local do disco rígido o Conectiva Linux será instalado.

  5. Ter documentação suficiente para o uso do sistema Conectiva Linux depois da instalação.

Criando os Componentes do CL

Se você comprou o conjunto Conectiva Linux, então agora é uma boa hora para fazer uma checagem no conteúdo do seu conjunto.



Conteúdo do Conjunto CL

O conjunto Conectiva Linux contém os seguintes itens:



  • Guia de instalação

  • 2 CDs

  • Disquete de Inicialização

  • Cartão de Registro de Usuário

  • Cartão de Desconto em

Guia de Instalação

O Guia de instalação do Conectiva Linux é este que você está lendo. Contém as informações necessárias para instalar o CL. Além do mais, contém informações sobre os aspectos do sistema operacional que são únicos ao Conectiva Linux.



CDs

Estes CDs contêm a distribuição completa do Conectiva Linux, incluindo o código fonte, documentação, centenas de aplicativos e versões de demonstração de diversos programas.



Disquete de Inicialização

Este disquete é usado para inicializar o processo de instalação do CL. Dependendo da configuração do computador e do tipo de instalação selecionado, pode ser necessário somente este disquete, nenhum ou um disquete adicional, que pode ser gerado conforme descrito no Apêndice B - Instalação por Disquetes. Mais tarde, neste capítulo, quando discutirmos os diversos métodos de instalação, veremos quais disquetes são necessários para cada tipo de instalação.



Cartão de Registro de Usuário

Este cartão contém os dados necessários ao registro da cópia do seu Conectiva Linux. Uma vez registrado, você poderá receber suporte gratuito para a instalação através de email e receber descontos nas atualizações. O programa de suporte de instalação do software Conectiva Linux é discutido no apêndice



Cartão de Desconto em Treinamentos Linux

Este cartão relaciona os Centros de Treinamentos Conectiva Linux autorizados, e nos quais, com a apresentação deste cartão serão obtidos descontos em cursos regulares Linux.



Faltou Alguma Coisa?

Se você comprou o conjunto Conectiva Linux na Conectiva Informática (ou em um de seus distribuidores) e faltam um ou mais dos itens descritos acima, por favor entre em contato conosco através do telefone (55) 041-332-2074, ou ainda via e-mail: info@conectiva.com.br.



Obtendo Documentação

O Conectiva Linux é um sistema operacional poderoso e com muitas funcionalidades. A menos que você seja um perito em Linux, você necessitará de documentação para operar o seu sistema CL. Todos devem revisar o Capítulo 9 para maiores informações sobre a documentação disponível do Linux. As pessoas que estão começando a usar o Linux necessitam muito dessa informação adicional.



  • Linux para Principiantes - Se esta é a primeira vez que você usa o Linux (ou qualquer sistema operacional no que diz respeito a Linux), você precisará de uma sólida informação introdutória em conceitos básicos de . O site da Conectiva (http://www.lojalinux.com.br) fornece livros e diversos títulos que podem ajudar, além das diversas indicações, informações e endereços em http://www.conectiva.com.br .

  • Alguma Experiência em Linux - Se você já usou outras distribuições do Linux (ou um sistema operacional ), você encontrará provavelmente alguma referência mais detalhada. Os títulos Linux Undercover e Linux Complete Command Reference são boas indicações. Alguns títulos estão em processo de tradução.

  • Para Experts - Se você tem muita experiência com o Conectiva Linux, você provavelmente não precisará aprender onde encontrar documentação. Obrigado por ler até aqui!

Em português: podem ser encontradas diversas informações em português nos links listados em http://www.conectiva.com.br na seção Linux - Links.

Informações Que Você Deve Saber

Para prevenir-se de qualquer surpresa durante a instalação, você deve consultar algumas informações antes de tentar instalar o CL. Estas informações podem ser encontradas na documentação anexa a seu sistema, ou na do vendedor do sistema ou ainda na do fabricante.



Nota: A lista mais recente de hardware suportado pelo CL pode ser encontrada em http://www.conectiva.com.br - seção Linux - Hardware. É recomendável fazer uma verificação prévia do hardware antes de prosseguir.

Configuração Básica de Hardware

Antes de iniciar o processo de instalação do Conectiva Linux, são necessárias algumas informações sobre o hardware e a rede, tais como:



  • Disco(s) rígido(s): número e tamanho. Caso haja mais que um, será útil conhecer o primário (master), secundário (slave), etc... É importante saber se o disco é IDE ou SCSI, e caso seja IDE é importante verificar a BIOS para verificar se o acesso no modo LBA está habilitado.

  • Memória: quantidade de memória RAM instalada.

  • CDROM: tipo de interface (IDE, SCSI) e para outros tipos (diferentes de IDE ou SCSI), o fabricante e o modelo do CDROM. CDROMs IDE (também conhecidos como ATAPI), são os dispositivos mais comumente utilizados.

  • Adaptador SCSI (caso presente): fabricante e modelo.

  • Placa de Rede (caso presente): fabricante e modelo.

  • Mouse: tipo (serial, PS/2 ou bus mouse), protocolo (Logitech, MouseMan, etc...) e o número de botões, além da identificação da porta de conexão para mouse serial.

Em muitos sistema mais atuais, o sistema será capaz de reconhecer automaticamente uma série de componentes. De qualquer forma é aconselhável ter os dados acima à mão.

Conhecendo o Hardware com Windows(c)

Caso o computador já esteja executando o Windows 9x©, pode-se usar o seguinte procedimento para obter informações adicionais sobre a configuração:



  • Com o Windows sendo executado, clicar sobre ``Meu Computador'' usando o botão direito do mouse. Um menu de opções deverá ser apresentado.

  • Selecione propriedades. As propriedades do sistema deverão aparecer (Figura 14.15.1). Note a informação lista sob Computador, em especial a quantidade de RAM informada.

  • Clique em Gerenciador de Dispositivos. Será apresentada uma representação do hardware de seu computador em formato gráfico. Esteja seguro de que o botão {textttVer Dispositivos Por Tipo esteja selecionado.

Neste ponto, pode-se ou clicar duplamente nos ícone (ou um clique simples mais o sinal [+]) para verificar cada entrada mais detalhadamente (Figura 10.1.8). Veja sob os ícones para obter maiores informações.


Janela de Propriedades do Sistema Windows(c)

  • Discos Rígidos - pode-se verificar aqui o tipo do disco (IDE ou SCSI). Discos IDE normalmente serão acompanhados desta expressão , enquanto SCSI não terá qualquer indicação.

  • Controladores de Discos Rígidos - pode-se obter maiores informações sobre controladoras de discos rígidos.

  • CDROM - aqui pode-se encontrar informações sobre qualquer CDROM que esteja conectado ao sistema. Em alguns casos, pode não haver um ícone de CDROM , apesar de haver um funcionando. Isso é normal e depende de como o Windows foi instalado originalmente. Neste caso pode ser útil verificar as configurações do CDROM no arquivo config.sys.

  • Mouse - o tipo de mouse presente no computador pode ser encontrado aqui.

  • Adaptadores de Vídeo - caso se deseje utilizar a interface gráfica no Linux (X Windows), deve-se anotar as informações encontradas aqui.

  • Controladores de Som, Vídeo e Jogos - caso o computador tenha som disponível, as informações de configuração podem ser encontradas aqui.

  • Placas de Rede - aqui pode-se ver as informações sobre placas de rede, caso haja alguma instalada.

  • Controladores SCSI - caso o computador possua dispositivos SCSI, as suas informações podem ser encontradas aqui.

Gerenciamento de Dispositivos sob Windows(c)

Uma vez que este método não é um substituto completo para o exame físico dos componentes instalados, em muitos casos pode-se obter as informações suficientes para a instalação. Estas informações podem ser impressas através do botão Imprimir. Uma segunda janela irá aparecer, permitindo a escolha da impressora, assim como do tipo de relatório. O relatório Todos os Dispositivos e Resumo do Sistema é o mais completo.



Configuração de Vídeo

Se o X Windows também for instalado são necessários ainda:



  • Placa de Vídeo: fabricante e modelo ou "chipset", quantidade de memória (muitas placas PCI podem ser detectadas automaticamente durante a instalação).

  • Monitor: fabricante e modelo e as taxas de atualização horizontal e vertical suportadas




Informação da Rede

Se o equipamento estiver conectado a uma rede são necessárias as seguintes informações:



  • Endereço IP: Normalmente representado como um conjunto de quatro números separados por pontos, tais como 10.0.2.15.

  • Netmask: Outro conjunto de quatro números separados por pontos. Um exemplo seria 255.255.248.0.

  • Endereço do Gateway IP: Ainda outro conjunto de quatro números separados por pontos. Por exemplo, 10.0.2.254.

  • Um ou mais servidores de endereços IP: Um ou mais conjuntos de números separados por pontos. A extensão 10.0.2.1 é o endereço de um servidor.

  • Nome do domínio: O nome dado à sua organização. Por exemplo, CL tem um nome do domínio cl.com.br.

  • Nome da máquina: O nome de seu computador, um nome qualquer.

Nota: A informação dada acima é apenas um exemplo! Não a utilize para instalar o CL. Se você não sabe os valores adequados para sua rede, peça ao seu administrador de rede.

O administrador da rede é a pessoa indicada para prestar estas informações.

Por favor, leia todas as instruções de instalação antes de iniciá-la, assim estará preparado para qualquer decisão necessária durante o processo de instalação e evitará surpresas em meio à sua execução.

Métodos de Instalação
A instalação e atualização do CL podem ser feitas de várias formas. Dependendo do método que seja utilizado, serão necessários o disquete de inicialização, o disquete suplementar ou nenhum.

Suporte a PCMCIA Durante a Instalação

Muitos computadores portáteis suportam PCMCIA (também conhecido como cartão PC). Aqueles que tenham suporte a PCMCIA contêm uma controladora com um ou mais conectores nos quais o cartão PCMCIA pode ser instalado. Estes dispositivos podem ser modems, adaptadores de rede local, adaptadores SCSI e assim por diante.

Ao instalar o Conectiva Linux em um computador com suporte a PCMCIA é importante verificar se o dispositivo será usado durante a instalação, por exemplo caso a instalação se dê a partir de um CDROM conectado a um adaptador PCMCIA, então o suporte será necessário. Note que não será necessário suporte a PCMCIA, quando por exemplo a instalação estiver sendo feita a partir de um CDROM local IDE por exemplo.

O suporte do PCMCIA depende de duas coisas :



  1. O tipo de controlador do PCMCIA no seu sistema.

  2. O tipo de dispositivo PCMCIA que você deseja usar durante a instalação.

Quase todos os controladores e dispositivos de PCMCIA são suportados, com algumas exceções. Para maiores informações, consulte a Lista Compatibilidade do CL em http://www.conectiva.com.br.

Um detalhe importante que se deve ter em mente é que para ter o suporte de PCMCIA, você precisará de um disquete suplementar, cuja geração, se necessária, é descrita adiante.



Instalação Via CDROM

Quando você instalar utilizando o Conectiva Linux a partir de uma unidade de CDROM local, os pacotes que você selecionar são lidos do CDROM e são instalados em seu disco rígido. Este é o método mais simples e direto de instalação e deve ser sempre considerado como a alternativa mais interessante.



Como Fazer Isto?

Será necessário usar o disquete de inicialização (e o disquete suplementar se for requerido suporte a PCMCIA). Há um outro método de instalação através do CDROM que não usa nenhum disquete, mas para isto, sua BIOS terá que permitir inicialização do sistema via CDROM e deve ser configurada para tal, ou então pode-se usar uma segunda opção, conhecida como autoboot, a qual requer que o sistema tenha DOS instalado (discutiremos mais detalhadamente essa opção na seção 4.3.6 .

Se este método de instalação é aplicável à sua situação, vá para seção 4.4.

Instalação Via FTP

Se você não tem um CDROM do Conectiva Linux ou uma unidade de CD disponível, mas tem acesso à rede, então o FTP pode ser uma alternativa. Quando você instalar via FTP, os pacotes do Conectiva Linux selecionados são carregados através da rede até o seu computador e são instalados no disco rígido.



Como Fazer Isto?

Para fazer uma instalação via FTP, você precisará ter acesso à uma rede local. Se sua LAN tem acesso à Internet, você pode usar um dos sites de FTP que fazem o espelhamento do Conectiva Linux. Uma lista dos sites disponíveis pode ser encontrada em http://www.conectiva.com.br.

Se a LAN não tiver acesso à Internet, pode-se utilizar um servidor local que aceite conexões anônimas de FTP, aonde deve ser o copiado o conteúdo do CD Conectiva Linux, e ele deve ser capaz de suportar nomes longos de arquivos.

Para uma instalação via FTP, devem ser utilizados os disquetes de inicialização e suplementar. São necessários ainda: o nome do servidor ou o endereço de IP do servidor de FTP que será utilizado. Você também precisará do caminho do diretório CL no servidor de FTP.

Se este método de instalação é bem aplicável à sua situação, vá para a seção 4.4.

Instalação Via Servidor NFS

Caso você não tenha uma unidade de CDROM , mas tenha acesso à uma rede local, então a instalação via NFS pode ser a mais indicada. Nas instalações via NFS, os pacotes do Conectiva Linux selecionados são fornecidos a seu computador através de um servidor de NFS. Os pacotes serão então instalados em seu disco rígido.



Como Fazer Isto?

É necessário montar o CDROM do Conectiva Linux numa máquina que suporte sistemas de arquivo ISO-9660 com extensões Rock Ridge, assim como tenha suporte a NFS. Exporte o sistema de arquivos de CDROM via NFS. É necessário saber o nome do servidor ou o endereço IP, assim como o caminho do CDROM exportado. O servidor deverá ser capaz de suportar nomes longos.

Para uma instalação via NFS, somente será necessário o disquete de inicialização.

Se este método de instalação é aplicável à sua situação, vá para a seção 4.4.






Instalação a Partir de Um Volume Compartilhado SMB

Caso você não tenha uma unidade de CDROM , mas tenha acesso à uma rede local, então a instalação um volume SMB compartilhado pode ser o mais indicado. Ao executar uma instalação SMB, o computador acessará os pacotes do Conectiva Linux usando um dispositivo de rede no estilo DOS. Os pacotes selecionados serão então instalados no disco rígido.



Como Fazer Isto?

Caso se deseje instalar a partir de um volume compartilhado SMB, será necessário montar o CDROM do Conectiva Linux em um servidor Microsoft Windows NT©ou Windows 9x©que suporte volumes compartilhados. É necessário ter os nomes dos serviços configurados, assim como o nome do volume compartilhado que contém o CDROM do Conectiva Linux e a conta e senhas requeridas para acessar o volume. Note que o nome de rede no sistema Windows deve ser idêntico ao nome do sistema no servidor DNS. Por exemplo, ao definir o nome na rede Microsoft de windows1, o nome da máquina no DNS deve ser windows1.qqrcoisa.seu.domínio.

Para instalações via SMB os disquetes de inicialização e suplementar serão necessários.

Se este método de instalação é aplicável à sua situação, vá para a seção 4.4.



Instalação Via Disco Rígido
Caso nenhum dos métodos anteriores não se encaixem nas suas necessidades, mas há uma forma de copiar os arquivos do sistema no disco rígido do sistema, a instalação pode ser feita a partir do sistema local. Nesta opção , os pacotes do Conectiva Linux selecionados serão lidos de uma partição do disco e instalados em outra (ou em um conjunto de partições).

Como Fazer Isto?

Inicialmente é importante criar um diretório RedHat como diretório de mais alto nível na árvore de diretórios. Após copie o subdiretório base do CD, e os pacotes que se deseje instalar para outro subdiretório chamado RPMS. Pode ser utilizado o espaço disponível em uma partição DOS existente ou em uma partição Linux que não seja utilizada durante o processo de instalação (por exemplo, uma partição que será utilizada para armazenamento de dados).

Caso esteja sendo utilizado um sistema de arquivos DOS, pode não ser possível utilizar o sistema de nomes de arquivos longos do Linux para pacotes RPM. O processo de instalação não se preocupa com os nomes de arquivos, porém é aconselhável acompanhar o processo de instalação com atenção.

Você precisará dos disquetes de inicialização e suplementar para instalação através de um disco rígido.






O Disquete Suplementar É Necessário?
Aqui está uma lista de verificação da necessidade de criação de um disquete suplementar:

  • Instalação A Partir de Um CDROM Conectado ao PCMCIA - caso se esteja instalando o Conectiva Linux a partir de um CDROM conectado ao computador através de um cartão PCMCIA, será necessária a utilização do disquete suplementar.

  • Instalação A Partir de Uma Placa de Rede PCMCIA - caso se esteja utilizando uma placa de rede padrão PCMCIA durante a instalação, então será necessária a utilização do disquete suplementar.

  • Instalação Via FTP - caso se deseje instalar o Conectiva Linux via FTP, será necessária a utilização do disquete suplementar.

  • Instalação Via Disco Rígido - caso se deseje instalar a partir do disco rígido local, será necessária a utilização do disquete suplementar.

  • Instalação A Partir de Um Volume SMB - caso se deseje instalar a partir de um volume compartilhado SMB, será necessária a utilização do disquete suplementar.

Caso fique determinado que o disquete suplementar será necessário, ele deverá ser gerado. O disquete suplementar é uma imagem do arquivo supp.img, e está localizado no diretório images do CD do Conectiva Linux. Por favor verifique no Apêndice B, siga as instruções lá descritas, após retorne a este ponto e continue.

Classes de Instalação
Conectiva Linux inclui três classes ou tipos de instalação diferentes:

  • Estação de Trabalho

  • Servidor

  • Personalizada

Estas classes objetivam simplificar o processo de instalação (com alguma perda da flexibilidade de configuração) ou é possível ter-se toda a flexibilidade com um pouco mais de complexidade na instalação. Vamos verificar cada classe com mais detalhes a fim de verificar qual delas é a mais adequada para o seu caso.

Classe de Instalação Estação de Trabalho

Uma classe estação de trabalho é a mais apropriada para os iniciantes no mundo Linux e que gostariam de travar um primeiro contato com ele. Através de algumas poucas respostas, pode-se ter um Conectiva Linux instalado e funcional em muito pouco tempo.



O Que Isso Faz?

Uma classe de instalação estação de trabalho remove todas as partições Linux (e usa todo o espaço não particionado e livre em disco) para criar as seguintes partições:



  • Uma partição de troca de 32 Mb.

  • Uma partição de 16 Mb, montada cada como /boot, na qual o núcleo do Linux e arquivos relacionados estarão residindo.

  • Uma partição maior (o tamanho exato depende do espaço disponível em disco) montado como / na qual os demais arquivos serão armazenados.

Esta abordagem de particionamento de disco, resulta na mais simples configuração de sistema de arquivos possível. Note que serão necessários aproximadamente 600 Mb de espaço livre em disco para executar a instalação da classe estação de trabalho. Caso o seu sistema execute ainda Windows, esta classe de instalação irá automaticamente configurar o sistema para dupla inicialização usando LILO.

Classe de Instalação Servidor

Uma classe de instalação servidor é a mais apropriada quando o sistema tenha a função de um servidor baseado em Linux, e não se necessita de uma configuração detalhada do sistema.


O Que Isso Faz?

Uma classe de instalação servidor remove todas as partições existentes no sistema, então ao escolher esta opção tem-se que estar seguro de que todos os dados do disco podem ser removidos. Quando uma instalação for completada, estarão disponíveis as seguintes partições:



  • Partição de troca de 64 Mb

  • Uma partição de 16 Mb, montada cada como /boot, na qual o núcleo do Linux e arquivos relacionados estarão residindo.

  • Uma partição maior (o tamanho exato depende do espaço disponível em disco) montado como / na qual os demais arquivos serão armazenados.

  • Uma partição de 256 Mb montada como /

  • Uma partição de no mínimo 512 Mb montada como /usr.

  • Uma partição de no mínimo 512 Mb montada como /home.

  • Uma partição de 256 Mb montada como /var.

Esta abordagem ao particionamento de disco resulta em uma flexibilidade razoável do sistema de arquivos para diversas atividades relativas a servidores. Note que serão necessários 1.6 Gb de espaço livre em disco para execução da instalação na classe servidor.

Classe de Instalação Personalizada

Como se pode deduzir a partir do nome, uma instalação de classe personalizada enfatiza as necessidades específicas do usuário, proporcionando muita flexibilidade. Pode-se ter completo controle sobre os pacotes que serão instalados no sistema, assim como determinar se será usado o LILO para inicializar o sistema. Para aqueles com experiência anterior no Conectiva Linux, este modo de instalação é idêntico às versões anteriores.




Yüklə 1,8 Mb.

Dostları ilə paylaş:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   33




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©genderi.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə