Psicanálise



Yüklə 32,38 Kb.
tarix26.09.2017
ölçüsü32,38 Kb.
#1997

Conjunto de conhecimentos: não inclui critérios de valores nem aceita dogmas ou verdades a priori, pois visa um conhecimento científico. Campo da psicopatologia: grande número de fenômenos humano especial associado ao que se denominou doença mental. Doença orgânica previamente definida e transtorno multi causal, onde não necessariamente tem um determinante biológico. Não basta ser algo que eu acho, mas a essência da psicopatologia, o basal é o sofrimento. Não se pode ter um valor baseado em uma cultura desde que não seja algo igual ou aborte a liberdade um do outro. Transtorno de eixo é transtorno e não doenças. È algo tanto para a pessoa tanto para o outro. Cada abordagem teórica tem um embasamento dentro da psicopatologia.




Psicanálise

Teoria Cognitiva Comportamental

Meta Cognição

Associação Livre

Entrevistas ou consultas semi estruturadas

Processo Terapêutico


Neutralidade

Empirismo Colaborativo

Técnica

Interpretações atenção flutuante

Comportamental e cognitiva (reestruturação)

Objetivo

Inconsciente

Pensamento e comportamento

A psico patologia tem o foco com a normalidade, baseado em gráficos de normalidade. O diferente do normal baseado dentro do quadro da normalidade. O homem vai além da psicopatologia, desta forma não se pode reduzir a pessoa em sua doença psico patológica. Tudo o que vem a tona pode vir a ser psico patologia. Ou seja, a gente pegar um detalhe e associar com algo psico patológico que pode vir a ser estudado e analisado. Normalidade ideal dentro da cultura ideal utópica porque cada um tem seu ideal. Nada é estático, tudo o que é mais usual nem tudo o que mais freqüente. È normal e mais ideal não como bem estar refere o refere ao que está saudável mentalmente, fisicamente é um ponto de vista utópico, um a visão otimista, não funcional dentro de algo, mas cada grupo tem um tipo de funcionamento. Não como processo, mas a fase a qual está inserido, mas isso na vida é um fator complicador. Não de forma subjetiva, como a pessoa se vê. Não como liberdade ou perda da liberdade existencial, mas sempre mantendo a autonomia. Nós estipulamos na nossa vida o que é normal ou não segundo os nossos próprios pontos de vista. Nós operacionalizamos o conceito da realidade, da nossa realidade. Isso é arbitrário porque depende um juízo de valores. Mas nós psicólogos não somos juízes da verdade, não damos sentença de morte, não podemos agir segundo nossos critérios de valores. A nossa postura tem que ser empática a fim ir conciliando com o bem estar das pessoas. Mas também não podemos nos focar apenas na parte orgânica e nem apenas no que a pessoa pensa sobre ela mesma e no que ela acha que tem não podemos nos fixar apenas nos pensamentos de nossos pacientes.

Bd1= inventário de bem estar da depressão.

Alucinação senso perceptual a pessoa enxerga, vê, ouve, algo.

Delírio o juízo vem do pensamento, ou seja, não vem do nada.

Amnésia (memória)

Catastrofização: exagerar as coisas tanto para menos quanto para mais

Patogenia associado a um gene vem associado a algo patológico, ou seja, fatores inatos.

Patoplastia: mudança e plasticidade da nossa personalidade, o que pode ser aprendido, o que pode ser moldado pelo meio e pela cultura.

Psico Plastia: relações da pessoa, o que molda é o meio, reações frente ao sistema estabelecido, ninguém desenvolve um processo que não tenha haver com seu próprio basal.

Caráter: normal dentro da psicologia descritiva

Anormal: transtorno de personalidade

Crise ou ataque: surgimento rápido e abrupto passa rápido. Pânico, histeria, respira e volta. Mas muitos episódios podem trazer cronicidade.

Existenciais são situações que vivemos durante a nossa existência que podem desencadear patologias por uma pequena situação, a pessoa abandona o seu basal.

Transtornos Afetivos: semanas ou meses (mais comum) e mais ou menos comum durar anos. Episódios depressivos que podem durar até anos.

Surto: rompe com a realidade por algum momento e eclode uma doença que já existe, surto produz seqüelas após vários surtos podem sofrer cronicidade, ficam a vida toda em m fase residual. Surto é um conjunto de sintomas. Falar sozinho por si só não produz surtos ou patologias tem que haver um contexto. A fase residual pode durar para sempre e pode ser que nem um fármaco venha a aliviar os sintomas porque não há uma redução total dos sintomas.

Morbidade tem algum sintoma e pré mórbido são os sintomas anteriores a doença.

Psico Educação: conhecer tudo sobre o transtorno para saber lidar ou evitar a entrada no surto ou no episódio, mas é muito complicado a pessoa identificar os primeiros sintomas.

Resposta: quando um paciente (reduz 50% do sintoma) em seu tratamento, escalas de mensuração ou relatos subjetivos (resposta = -50% de sintomas). Escalas de auto avaliação: aplicada várias vezes no inicio da consulta. Dirigida para sintomas.

Recaída: retorno parcial quando + 50% e – 100% ou seja, 80% dos sintomas.

Remissão Completa: - 100%, diminuição total dos sintomas.

Remissão espontânea: sem o tratamento, diminuem os sintomas.

Recuperação: remissão completa por seis meses.

Recebida ou recorrência, desistência. Onde se volta para o basal original e depois com a volta do tratamento se volta ao normal e depressivo se abandona no mesmo episodio e volta mais grave.

Rescendida: volta os sintomas mesmo o tratamento ou quando há a desistência.

Diagnostico a teórico: um consenso para que se pudessem eleger estratégias de terapia e prevenção. O primeiro tentativo idiotismo (abaixo da média intelectual) isso em 1840. Disritmia era a antiga hiperatividade. Demência equivale à esquizofrenia de hoje. Na segunda guerra houve o impulso a criação deste tipo de classificação para transtornos mentais (Sid seis). Em 1952 o dsm um nos EUA e o Cid para a Europa. Os transtornos mentais eram vistos como uma reação da nossa personalidade. O primeiro antidepressivo foi a Ana fronil. Dsm dois já não precisa ser algo concreto, a pessoa adquire o transtorno. Dsm três, os critérios explícitos diagnósticos. Para se de se misturar a psico patologia teórica com a prática. Na próxima edição do Dsm vai haver algumas alterações e uma delas é que a TPM entra como transtorno de humor. Não é possível separar o mental do físico. Se a pessoa induz a doença ela de certa forma irá desencadear a doença que ela mesma provocou. Sempre que se fala em eixo a pessoa está com aquilo naquele momento ou está naquele episódio. Todo DSM são pesquisas transversais, corte num dado momento, sintomas analisados em um conjunto de pessoas. Cada eixo é um domínio organizado de forma didática a fim de planejar o tratamento das pessoas.

Eixo um: síndromes: mutáveis, nem todos os fenômenos são possíveis de serem especificados, classificar ou categorizar.

Eixo dois: padrões estável mental e transtorno de personalidade.

Muitas doenças têm basal psicológico. Eixo quatro são problemas relacionados ao meio que contribuem para a síndrome de eixo um.

Eixo cinco: escala global de funcionamento naquele momento. Contempla a parte biológica, o que é adquirido no ambiente e o que tem haver com as reações do sujeito. Patogenia, psicopatia e pato plastia.

Transtorno Dissociado: dividir-se em dois sentir a identidade sendo cortada. A pessoa tem as funções mentais ou tem consciência.

Mas quando tem a consciência de que é um homem e se veste de mulher isso é um transvestismo. Dois anos de mutualidade estabilidade de patologia. Muitas vezes existe uma co relação entre os transtornos. Pré morbidade é tudo que se antecede ao transtorno. O aparelho psicológico é com um rosto onde contém as marcas de expressão, têm que se registrarem no prontuário às marcas psicológicas que a pessoa tem.

Sem especificações: não sei como avaliar para avaliar, mas posso avaliar estudar para saber.

Multiaxial: eixo três: condições médicas potencialmente relevantes. Eixo quatro: ambiente psico social. Problemas relacionados ao ambiente. Todas as relações são vinculadas ao sistema com o qual se está inserida. Todos os eixos são domínios sempre alinhados. O importante é ter acontecido no ultimo ano. Corte transversal é uma linha de tempo e não toda a vida. Quanto mais baixo é menos funcionamento e mais risco. Quanto mais alto o valor é igual a menos risco. Em cada seção pasta junto ao paciente, se passa a seção inteira anotando e quando o paciente vai embora, a pasta vai embora junto. Checagem de humor e sintomas a fim de dar alta quando os sintomas tiveram sido resolvidos e o período de remissão completa. Empirismo colaborativo onde o paciente e o terapeuta trabalham juntos em prol do mesmo objetivo. Só começa a ter muitos prejuízos quando afeta a vida do paciente e assim há tipo um contrato onde quando o paciente realmente corre risco de se matar, ele deve concordar em alguém próximo ser avisado.

Exame das funções mentais: avaliação das condições a pessoa tem que interagir com os outros, com elas mesmas a fim de termos decisões terapêuticas precisas.

Vigilância: concentração, manutenção e tenacidade capacidade de manter o foco.

Senso percepção transforma os sentidos em percepções racionais. Ilusão é uma distorção de algo que existe. Alucinação quando eu percebo um estimulo que não existe frente a nenhum estimulo. O tarso tem ilusões. Ilusão vem do real e alucinação vem do imaginário. Alucinação Auditiva, acusado ou comando. Ilusão e alucinação afetiva Ilusão somática: distorção da imagem a respeito do corpo como os transtornos alimentares. Alucinação sinestésica a distorção interna dos órgãos. O contexto deve ser levado em conta, não temos o direito de nos metermos-nos crenças das pessoas, baixarem o santo não é uma psico patologia. Percepções distorcidas não dão para armazena tudo. Sinestésica é alta percepção de um órgão interno a partir de uma sensação. Sinestésica está vendo meu cérebro em movimento. Sinergia hiper ou hipo amnésia pouco ou muito. Dejavu sensação que a gente já viveu aquilo. Jame vu alteração mnêmica da memória. Conjunto de alteração forma um quadro psico patológico. Amnésia lacunar é a memória recente ou de episodio mais freqüente na memória. Orientação é a capacidade de se situar. Apatia ligada a vários sintomas é que gera a psico patologia. Orientação é no momento e a ameniza é mais freqüente. Coma --------- hiper alerta.

Hipnótico remédio para dormir. Hiper alerta é prestar atenção em tudo. Catatônico é o estado apático da realidade de consciência, olhar parado. Há uma divergência se a pessoa ouve ou não. Pensamento mágico é fora da realidade.


  1. Casos Vistos em Aula:

O pedofilo que abusou das duas sobrinhas

Atenção: sem alteração

Senso percepção: sem alteração

Orientação: auto psicológica : desorientado quanto a sua situação atual

Alo psicológica (tempo e espaço): sem alteração

Consciência: lúcido

Memória (a investigar): amnésia lacunar desregulará do afeto ligado a um transtorno de personalidade.

Hipótese diagnostica: anti social ligado a para filia dentro do eixo 1



  1. Função de ego:

Á Depressão: chora fácil, comia muito, deu-se conta da depressão há sete anos, sente um peso no corpo, surto criativo, fala demais, gesticula demais, irritação, ansiedade, impulsividade em agir sem pensar.

Atenção: hiperproexia/ hipotenacidade

Orientação: auto psicológica : sem alteração

Alo psicológica sem alteração

Consciência: hiper alerta

Memória: sem alteração

Senso percepção: sem alteração

Sempre que forem alterações basicamente na conduta e no afeto juntas a gente passa para transtorno de humor e de ansiedade.

Inteligência: capacidade de racionar logicamente assimilar conhecimentos compreender as relações entre eles e se integrar. Com os conhecimentos já advindos. Criança se aplica o wisc e em adulto o Weiss e testes psicrométricos e projetivos.

Distúrbios: estados deficitários, congênitos ou adquiridos um exemplo é o retardo.

Afeto é algo continuado e o humor é um regulador. Eutimica: humor usual. Sentimento de grandeza: euforia ou fleção.

Disformico: mau humor.

E menos humor: distimia e depressão

Afeto inadequado é quando é incongruente com a situação onde a expressão não modula.

Labilidade afetiva passa de estados muito rápidos: lábil.

Afeto embotado: apatia é a indiferença no momento onde a pessoa se isola afetivamente um caso é a esquizofrenia.

Afeto inadequado: mecanismo de defesa;

Conduta: comportamento disfuncional observável pode-se acreditar no que a gente quiser.



  1. Paciente: Ademir

Atenção: hiper vigilante (hiper vigil)

Hipo tenaz: tenacidade diminuída

Senso percepção: alucinação auditiva

Memória: não tem informações suficientes a investigar

Orientação: auto desorientado auto psiquicamente

Alo (lugar) desorientado quanto à localização

Consciência: confusão

Pensamento: produção mágica

Curso: perseverante desorientado

Conteúdo: delírio perceptório

Inteligência: a diagnosticar

Linguagem: verborréia/ loborreia

Afeto: embotado apático indiferente ao afeto

Conduta: ansiedade: ativo sistema nervoso. Medo, inquietação, racional, comportamento bizarro, agitação, comportamento evitativo e comportamento defensivo, angustiam

Angustia: mescla com o afeto e o humor é o regulador.


  1. Paciente do House:

Atenção: hipovigil

Tenacidade: hipotenaz

Senso percepção: alucinação sinestésica e alucinação auditiva

Memória: a investigar

Orientação: alo lugar e auto: desorientado

Consciência: confuso pensamento mágico

Curso: desagrado

Conteúdo: delírio de ameaça

Inteligência: a investigar

Linguagem: sem alteração ou aparentemente sem alteração



Afeto: embotado

Conduta: tiques, inquietação, bizarro, estenotipia e ansiedade.
Yüklə 32,38 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©genderi.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə