Análise comparativa da entomofauna de solo em um mosaico de sistemas agroflorestais no campus da universidade federal de lavras, mg



Yüklə 42,14 Kb.
tarix06.05.2018
ölçüsü42,14 Kb.
#41998

ANÁLISE COMPARATIVA DA ENTOMOFAUNA DE SOLO EM UM MOSAICO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, MG.
João Barcellos Xavier¹, Daniela Andrade², Daniel Mendonça Torres³, Arnaldo Pereira Vieira4.
RESUMO
Os sistemas agroflorestais (SAFs) geram diversos benefícios ao ambiente que são evidenciados nas mais distintas regiões do mundo. E a biodiversidade dos SAFs permite a atuação da entomofauna no agroecossistema. Objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade da recuperação ambiental com enfoque no solo das cinco (05) áreas do núcleo de estudo YEBÁ Ervas e Matos da Universidade Federal de Lavras – UFLA, utilizando a entomofauna como bioindicador ecológico. Foram colocadas em cada área, armadilhas do tipo “pitfall” contendo solução de carboidrato ou sardinha, dispostas em transectos lineares. Avaliou-se que a abundância foi maior nas áreas de forragem e palmito, e as riquezas não diferiram estatisticamente entre si, indicando uma homogeneidade entre as áreas. A mata, o café e o palmito apresentaram os maiores valores do índice de Pielou, representando uma menor dominância de grupos e uma melhor qualidade de solo. A partir dos dados, gerou-se uma análise de correspondência retificada (DCA) e um dendograma. Observou-se que no primeiro eixo da DCA seu valor representou significado ecológico, porém, houve substituições na abundância das espécies e não na composição da comunidade avaliada. A DCA indicou que a comunidade da fauna de solo encontra-se distribuída de forma homogênea no ambiente. O dendograma – Sorensen - subdividiu as áreas de acordo com a escala temporal, confirmando que ambientes mais antigos e menos perturbados tendem a ser mais equilibrados e parecidos entre si. Acredita-se, portanto, que os SAF’s atuam positivamente nos processos de restauração ecológica, no favorecimento de serviços ambientais e na conservação do solo.
Palavra chave: Agroecologia, Entomologia, Recuperação ambiental, Bioindicador.
ABSTRACT
The agroforestry systems improve the environment in different regions of the world. The biodiversity of agroforestry allows the action of the entomofauna in the agroecosystem. The objective of this study was to evaluate the quality of the environmental recovery with focus on soil on five areas,of nucleus of study “YEBÁ Ervas e Matos of the Universidade Federal de Lavras - UFLA, using entomofauna as ecological bioindicator. Pitfall traps with solution containing carbohydrate and sardines,were placed in each area, arranged in linear transects. It was observed that the abundance of the entomofauna was higher in areas of forage and palmetto, and the number of species are not statistically different, indicating homogeneity among the areas. The forest, coffee plantation and palmetto had the highest Pielou index values, indicating they have a lower dominance of groups and also better quality of soil. From the data, there has been generated a Detrended Correspondence Analysis (DCA) and a dendogram. It was observed that in the first DCA axis its value represented ecological significance, with more substitutions in the abundance of species than in the community composition assessed. Therefore the DCA indicated that the community of the soil fauna is distributed evenly in the environment. The dendogram – Sorensen - subdivided the area in accordance with the time scale, confirming that older and less disturbed environments tend to be more similar and balanced among themselves. It was concluded that the agroforestry system work in the process of ecological restoration, environmental services and the soil conservation. 
Keywords: Agroecology, Entomology, Environmental restoration, bioindicators.

INTRODUÇÃO


Na agricultura, a atual crise ambiental acarretada pela Revolução Verde causa sérios problemas ambientais, como a degradação dos ecossistemas e a ameaça de escassez dos recursos naturais. A crescente preocupação com o meio ambiente e com a produção de alimentos saudáveis, faz com que a sociedade exija uma agricultura mais sustentável. Essa agricultura combinará os princípios básicos e práticas da agricultura alternativa e convencional, somando os conhecimentos provenientes dos agricultores com a pesquisa científica, especialmente no campo da agroecologia (EHLERS, 1996).

A agroecologia é uma ciência crucial para esta nova forma de agricultura, utilizando os princípios básicos ecológicos para o estudo e manejo de ecossistemas, tanto produtivos quanto conservadores dos recursos naturais, e que sejam socialmente justos, economicamente viáveis e culturalmente sensíveis (ALTIERI, 1987).

Dentro da ciência agroecológica têm-se uma linha de pesquisa em Sistemas Agroflorestais (SAFs) que são “Sistemas de uso e ocupação do solo em que plantas lenhosas perenes são manejadas em associação com plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas, culturas agrícolas, forrageiras em uma mesma unidade de manejo, de acordo com arranjo espacial e temporal, com alta diversidade de espécies e interações entre estes componentes” de acordo com a definição do Ministério do Meio Ambiente, por meio da Instrução Normativa nº 05 de 2009.

Os SAFs implantados e conduzidos sob os princípios da agroecologia, além de serem produtivos, podem recuperar áreas degradadas devido às melhorias nas condições do solo e pelas interações ecológicas benéficas entre seus componentes (FRANCO, 2000; MENDONÇA et al., 2001; ALTIERI, 2002; CARDOSO, 2002). Uma das formas de recuperação do ecossistema é assegurar os processos evolutivos e a manutenção da biodiversidade, permitindo a disseminação de espécies e a recolonização de áreas desmatadas através dos SAFs (SILVA et al., 2009).

Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade da recuperação ambiental das áreas, com enfoque no solo, utilizando a entomofauna como bioindicador. Neste sentido, o gradiente ecológico avaliado é o gradiente de solo, o qual apresenta áreas com solos mais bem conservados e solos ainda em processo de recuperação.
METODOLOGIA
O estudo foi realizado no mês de junho de 2011, nas áreas correspondentes aos SAFs do núcleo de estudo YEBÁ Ervas e Matos da Universidade Federal de Lavras - UFLA, do sul de Minas Gerais, nas coordenadas 21°13'48.18"S e 44°59'33.36"W. O clima de Lavras segundo a classificação climática de Köppen, é Cwa, temperado chuvoso (mesotérmico) com inverno seco e verão chuvoso, subtropical e a temperatura do mês mais quente maior que 22°C (22,1 °C em fevereiro). Com totais pluviométricos anuais próximos a 1500 mm.

A área de estudo era há 12 anos passados, um ambiente degradado, pois foi utilizado como empréstimo de terra. Foi retirado cerca de 2 metros de profundidade de solo, assim eliminaram-se os horizontes A e parte do B e, consequentemente, boa parte de sua fertilidade.

O agroecossistema é composto por dois (02) fragmentos de mata nativa, uma encosta com plantas forrageiras, dois (02) SAFs produtivos (palmito com banana e café com arbóreas) e um (01) SAF de regeneração, na forma de corredor, interconectando os fragmentos de mata (Figura 1).

Foram colocados em cada área 10 armadilhas do tipo “pitfall”, dispostas em transectos lineares e distanciadas de 2 metros, contendo alternadamente solução de carboidrato (açúcar) e sardinha (CULLEN JR, 2004). A unidade amostral consistiu de cinco repetições em cinco dias consecutivos.

Após a coleta das armadilhas, contabilizou-se durante os cinco dias a abundância, a riqueza e a diversidade de espécies contida em cada amostra para cada área. Montadas as matrizes de dados, as análises estatísticas foram desenvolvidas no software Paleontological Statistics - PAST 1.94b (HAMMER, 2001). Ordenou-se as cinco áreas por meio de uma análise de correspondência retificada (DCA, Detrendend Correspondence Analysis), comparando os níveis de riqueza e abundância dos insetos, e a confecção de um dendrograma de similaridade entre os sistemas com índice de Sorensen, permitindo a visualização da formação de grupos cuja composição de espécies são similares (Machado, 2005).
RESULTADO E DISCUSSÕES
A abundância foi maior nas áreas de Forragem e Palmito (Figura 2), variando de 271.8 ± 124.0 (Forragem) a 98.8 ± 57.2 (Palmito), acredita-se que essa elevada abundância seja decorrente da alta disponibilidade de matéria orgânica proveniente da produção primária de gramíneas C4 presentes nestas áreas mais abertas. A Mata apresentou uma abundância bem próxima do SAF de Café, com 81.3 ± 65.5 e 81.3 ± 56.2 indivíduos/armadilha/dia, respectivamente. A área que apresentou menor abundância foi a do SAF Regenerativo (41.5 ± 16.8), demonstrando que o histórico de perturbação do solo influenciou negativamente no ambiente.

Na riqueza, a Mata e o SAF Palmito apresentaram os maiores valores (12.3 ± 1.9 e 13.0 ± 5.9). O SAF Regenerativo e o SAF de Café apresentaram riqueza similar 10.3 ± 4.8 e 11.5 ± 3.5 respectivamente. E a área de Forragem apresentou riqueza de apenas 8.3 ± 3.5 indivíduos/armadilha/dia, sugerindo que a riqueza entomofaunística esteja também relacionada à riqueza vegetal do ambiente, uma vez que esta área apresenta monodominância de gramínea forrageira. Contudo, as riquezas não diferiram estatisticamente entre si (ANOVA p=0,9581), indicando pouca heterogeneidade entre as áreas. A Mata, o Café e o Palmito apresentaram os maiores valores do índice de Pielou, indicando que estas possuem uma menor dominância de grupos e também melhor qualidade de solo. Por outro lado, o SAF Regenerativo e a Forragem apresentaram dominância de grupos indicando ambientes edáficos em processo de recuperação (Tabela 1).

Na DCA, os autovalores encontrados para o primeiro e segundo eixo da DCA foram 0,295 e 0,145, respectivamente (Figura 2). Segundo Ter Braak (1986), valores para o primeiro eixo de 0,3 apresentam significado ecológico. Nesta perspectiva, valores entre 0,3 e 0,5 denotam um gradiente longo, no qual há mais substituições na abundância das espécies do que na composição da comunidade avaliada. Dessa forma, a entomofauna levantada encontra-se em toda a área estudada, realizando serviços ambientais inerentes ao seu nicho ecológico como um todo. Assim, infere-se que as áreas analisadas já apresentam uma boa condição de recuperação e conservação, existindo similaridade entre elas.

A análise de Clusters agrupou, de acordo com o algoritmo de Sorensen, os grupos mais parecidos entre si (Figura 3). Embora esta análise não tenha encontrado grupos muito robustos, demonstra e reforça que a comunidade de fauna de solo estudada encontra-se distribuída de forma homogênea no ambiente. Porém, o dendrograma apresentou uma subdivisão das áreas de acordo com a escala temporal, ou seja, a primeira divisão, dos Fragmentos de Mata, é a mais antiga, seguida do grupo SAF de Regeneração e SAF de Café (intermediários) e finalmente o grupo do SAF de Palmito e das Forrageiras, mais recentes. Entende-se com isso, que estas áreas mais antigas e menos perturbadas tendem a ser mais parecidas entre si, corroborando a teoria da sucessão ecológica, na qual a tendência dos ambientes é direcionarem-se a um estádio de clímax, mais estável e mais diverso ao longo do tempo. E, desta forma, que os sistemas agroflorestais sucessionais e agroecológicos são uma tecnologia adequada para esta finalidade.


CONCLUSÃO
Conclui-se que o sucesso dos SAF’s nos processos de restauração ecológica e favorecimento de serviços ambientais, em um curto período, proporcionaram certa estabilidade ambiental nesta área historicamente perturbada. Devido aos fragmentos de mata que auxiliaram nos processos de recuperação ambiental, como um berço entomológico. Os SAF’s, por serem ambientes diversificados permitiram o trânsito dos insetos por todas as áreas da propriedade, permitindo a ação benéfica da entomofauna, como a ação de inimigos naturais, de insetos decompositores, de polinizadores, dentre outros.




Figura . Localização das áreas do grupo YEBÁ. a- Área de mata florestal nativa (círculo vermelho). b- SAF de Regeneração (círculo preto). c- SAF de Banana com Palmito (círculo amarelo). d- SAF de Café com arbóreas (círculo alaranjado). e- Encosta com plantas forrageiras (círculo branco). Fonte: http://mapas.google.com.br

Tabela 1. Abundância e Riqueza da entomofauna em indivíduos / armadilha /dia das áreas estudadas. Seguida dos índices de diversidade de Shannon (H’) e equabilidade de Pielou (J’).


Área

Abud.arm/dia*

Riqz.arm/dia*

Shannon (H´)

Pielou (J´)

SAF

41.5 ± 16.8

10.3 ± 4.8

1.28

0.55

MATA

81.3 ± 65.5

12.3 ± 1.9

1.58

0.63

PALMITO

98.8 ± 57.2

13.0 ± 5.9

1.65

0.64

CAFÉ

81.3 ± 56.2

11.5 ± 3.5

1.49

0.61

FORRAGEM

271.8 ± 124.0

8.3 ± 3.5

1.02

0.48



dca yebá

Figura 2. Gráfico da DCA encontrada, com autovalores para o primeiro e segundo eixo de 0,295 e 0,145 respectivamente ((MATA – Mata; SAF_2 – SAF de Palmito; ENCOSTA – Forrageiras; SAF_3 – SAF de Café e SAF_1 – SAF Regenerativo).

cluster yebá


Figura 3. Dendrograma de agrupamento das áreas em função da similaridade – Sorensen (MATA – Mata; PALM – SAF de Palmito; CAPIM – Forrageiras; CAFÉ – SAF de Café e SAF – SAF Regenerativo).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ALTIERI, M. A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: AS-PTA, 1989. 235p.

ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba: Agropecuária, 2002. 592p. 

ALTIERI, M.A. Agroecology: the scientific basis of alternative agriculture. Boulder: Westview Press, 1987.

CARDOSO, I. M. Phosporus in agroforestry systems: a contribution to sustainable agriculture in the Zona da Mata of Minas Gerais, Brazil. 2002. 134f . Thesis (Ph.D.) - Wageningen University, Wageningen, 2002. 

CULLEN Jr., L. ; RUDRAN, R. & VALLADARES-PÁDUA, C. 2004. Métodos de estudos em biologia da conservação e manejo da vida silvestre. Editora da UFPR e Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Curitiba.

EHLERS, E. Agricultura Sustentável. Origens e perspectivas de um novo paradigma. São Paulo: Livros da Terra, 1996. 178p.

FRANCO, F. S. Sistemas agroflorestais: uma contribuição para a conservação dos recursos naturais na Zona da Mata de Minas Gerais. 2000. 128f . Tese (Doutorado em Ciência Florestal ) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 2000.

GOOGLE ERTH-MAPAS. http://mapas.google.com.br. Consulta realizada em 09/09/2011.

GÖTSCH, E. Break-thropugh in agriculture. Rio de Janeiro: AS-PTA, 1995. 22p.

HAMMER, Ø., HARPER, D.A.T., AND P. D. RYAN, 2001. PAST: Paleontological Statistics Software Package for Education and Data Analysis. Palaeontologia Electronica 4(1): 9pp. http://palaeo-electronica.org/2001_1/past/issue1_01.htm



MACHADO E. L. M, HIGASHIKAWA E. M., MACEDO R. L. G., VENTURIN   N., NAVES M. L., GOMES   J. E. Análise da diversidade entre sistemas agroflorestais em assentamentos rurais no sul da bahia. Revista científica eletrônica de engenharia florestal. Edição número 5– janeiro de 2005 - issn 1678-3867. Site:http://www.agrisustentavel.com/artigos/artigo06.pdf  Acessado em 09/2011

MENDONÇA, E. S.; LEITE, L. F. C.; FERREIRA NETO, P. S. F. Cultivo do café em sistema agroflorestal: uma opção para recuperação de solos degradados. Revista Árvore, v.25, n.3, p.375-383, 2001.

SILVA D. G. DA., TREVISAN H., VIEIRA A. L. M.,  TEIXEIRA L. G. DE O., CARVALHO A. G. DE., CAMPELLO E. F.C., RESENDE A. S. DE., FRANCO A. A. Entomofauna associada a remanescentes de mata atlântica conectados por um corredor ecológico agroflorestal.2009. Site http://www.sct.embrapa.br/cdagro/tema03/03tema09.pdf. Acessado em 09/2012

TER BRAAK, C. J. F. Canonical correspondence analysis: a new eigenvector technique for multivariate direct gradient analysis. Ecology, Ithaca, v. 67,  p. 1167-1179, 1986.

¹ Graduando em Agronomia, Departamento de Administração e Economia, UFLA-MG, bxjoao@yahoo.com.br

² Graduanda em Agronomia, Departamento de Biologia, UFLA-MG, daniela.agronomia@hotmail.com



³ PPG Engª Florestal, Departamento de Ciências Florestais, UFLA-MG, daniel_bioagro@yahoo.com.br

4 Professor orientador, Departamento de Administração e Economia, UFLA-MG, apvieira@dae.ufla.br

Yüklə 42,14 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©genderi.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə