Elementos da Cabala



Yüklə 34 Kb.
tarix22.10.2018
ölçüsü34 Kb.
#75501

A Kabbalah


A Kabbala, no âmago da Tradição Esotérica ocidental, é um meio de desenvolvimento pessoal e de auto-realização em um esquema da consciência denominado Árvore da Vida. É uma inspiração constante para os que buscam sabedoria interior, seja qual for sua crença ou religião. A Kabbala destaca a importância de nossa vida comum, diária, como uma forma de expressão de nossa espiritualidade.

Ela nos proporciona uma visão do mundo coerente e detalhada, tanto sobre a natureza da existência humana como da relação entre nós, outros seres, nosso planeta e mesmo o universo como um todo."


Elementos da Cabala


"A Kabbala é ciência de Deus e da Alma... A Santa Kabbala é o centro de toda iniciação ocidental".

"O Objetivo da Kabbala, bem entendido, é levar a mente, através de um sistema prático, a uma compreensão da verdade espiritual cada vez mais clara, tão rápido quanto a consciência esteja apta a perceber. É impossível levar diretamente o indivíduo do seu estado comum de percepção à altos níveis de consciência mística, mas é bem possível leva-lo passo a passo através de sucessivas interpretações de um sistema de símbolos à uma boa percepção e compreensão. Kabbala usa os ideogramas Hebreus (letras) e o esquema chamado de "ÁRVORE DA VIDA" para fazer isso. Esses símbolos são combinados com sons e cores para criar um multiplicidade de exercícios que desenvolvem a habilidade de conectar diretamente com o espírito, e conscientemente experimentar compressões mais altas. Cabalistas (aqueles que utilizam praticas cabalísticas) nunca definem uma verdade definitiva. Eles acreditam que a verdade não é finita, mas sim como o espírito, infinita. Por isso, a Verdade não pode ser enunciada de uma for definitiva, apenas vislumbrada num posição relativa ao momento da experiência."


O Que significa a palavra Kabbala?


A palavra "Kabbala" é derivada da raiz "receber, aceitar", e em muitos casos é usada como sinônimo de "tradição". É composta pelas letras:

Qualquer um com o mais leve interesse em Kabbala pode notar que há muitas ortografias alternativas da palavra; as duas mais comuns são Kabbala e Qabalah. Cabala, Qaballah, Qabala, Kaballah (e assim por diante) também são vistas. A razão para isto é que algumas letras no alfabeto hebraico têm mais de uma representação no alfabeto português, e a mesma letra hebraica pode ser escrita como K ou Q (ou às vezes C). Alguns autores escolhem uma grafia, e outros escolhem outra. Alguns misturaram Q e K até no mesmo documento, e soletram Kabbala e Qlippoth (ao invés de Qabalah e Klippoth!).

"A Palavra Hebraica CABALA significa REVELAR, alude a revelação da nossa Natureza Interior, também quer dizer RECEBER, referindo-se a nossa capacidade de receber SABEDORIA interior e COMPREENSÃO, faz-se distinção entre CONHECIMENTO que basicamente teórico e COMPREENSÃO que é essencialmente prático."

"Vem simplesmente do Hebreu "QBL" , que pode ser traduzido no sentido de "da boca para o ouvido" , implicando tradição oral."


Introdução à Cabala Mística - Os Frutos da Árvore da Vida


"A palavra Cabala entrou para a língua portuguesa e é assim definida pelo mais conhecido dos dicionaristas brasileiros, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira : "Entre os judeus, interpretação misteriosa da Bíblia, transmitida desde Adão ou Abraão, por uma cadeia contínua de iniciados; ciência oculta; conluio entre indivíduos que trabalham para o mesmo fim; maquinação." Entretanto, a palavra em hebraico é oxítona: Kabbala, em transcrição fonética para o alfabeto latino. E é assim que os Hebreus ainda hoje pronunciam. Achamos, por isso que a palavra paroxítona tal como se consagrou em nosso idioma, pode servir para seu significado popular e figurado; mas quando se refere ao livro sagrado da tradição iniciática, deve ser pronunciada corretamente, em sua forma original, que é Kabbala."

Os dois Livros considerados como literatura cabalística "pura" são O Sepher Yetzirah (Livro da Criação ou Formação) e O Sepher Zohar (Livro dos Esplendores) (a palavra Sepher quer dizer Livro). Outro Livro bastante referenciado como Cabalístico é o Sepher Bahir (Livro da Luz).

Antes de falarmos algo sobre estes 3 livros queremos descrever de maneira sintética algo sobre a literatura Religiosa Judaica que de maneira indireta ou direta tem haver com Kabbala.

Thorah - Em Hebraico significa "ensinamento", pode se referir ao Pentateuco (5 primeiros Livros da Bíblia Judaica e também da Cristã) ou a Bíblia Hebraica (Tehnach) ou ainda a toda Tradição Judaica.

Tehnach - Ou Tahnach, A Bíblia Hebraica, A palavra é formada pelas primeiras letras dos Títulos de suas 3 divisões Thorah (Pentateuco), Neviim (Profetas) e Ketuvim (Hagiógrafos "Salmos, Provérbios, etc").

Massorah - Define as regras referentes à maneira de Ler a Thorah, soletração, vocalização, letras excepcionais, divisão em orações e parágrafos, bem como considerações especiais sobre o sentido místico dos "caracteres Sagrados".

Mishnah - Série de leis suplementares, que eram transmitidas oralmente de geração em geração, que foram codificadas e compiladas, por volta do ano 200 da Era Comum, pelo Rabino Judah Ha?Nasi. A Mishnah, juntamente com a Gemara (comentários e interpretações rabínicas das leis da Mishnah), compõem o Talmud. Existem duas versões do Talmud, o de Jerusalém e o Babilônico, que diferem em certos aspectos. 0 mais completo é o Babilônico, elaborado entre os séculos III e V da Era Comum, e editado por Rav Ashi e Ravina. Sendo um registro de discussões faladas, o Talmud não é nada sistemático

ou conciso. É, entretanto, um tesouro de leis, tradições e costumes, que tem influenciado profundamente o pensamento e a prática judaica, e constitui uma valiosa fonte de consulta para o estudo e as decisões legais.

Sepher Yetzirah - Significa Livro da Formação ou Criação, Obra mística do início da tradição do Maase Bereshit ("Trabalho do Inicio Criação"). Supõe-se que o Sepher Yetzirah tenha sido escrito no sec. III, mas muitos místicos acreditam que tenha sido escrito pelo patriarca Abraão. Os seis capítulos da obra, descrevem a Criação do Cosmos, através das dez Sephiroth e das 10 Letras do Alfabeto Hebraico, é no Sepher Yetzirah onde a Palavra Sephiroth aparece pela primeira vez...Sepher Zohar - Significa o Livro do Esplendor ou dos Esplendores, escrito em aramáico como um Midrash ("comentário") da Bíblia. 0 Zohar é atribuído aos seguidores de Simão Bar Iochai (séc. II), que registrou os ensinamentos místicos que aprendera de "Elias" durante os anos em que viveu escondido numa caverna.

O texto só foi publicado no séc. XIII por Moisés de Leon, que alegou estar de posse de um antigo manuscrito enviado da Terra Santa à Espanha por Nachmanides. Quando se tentou obter esse manuscrito, após a morte de De Leon, sua mulher

admitiu que ele não existia, e alegou que seu marido atribuíra seus próprios escritos a Simão Bar Iochai para poder vendê-los aos interessados em textos místicos antigos. Estudiosos modernos, têm aceito que De Leon escreveu a maior parte do Zohar, pois ele manifesta a influência da cultura espanhola. O Zohar descreve a realidade esotérica subjacente na experiência cotidiana. O mundo emana da Divindade, o Ayn Soph, por meio das Sagradas Sephiroth, que pulsam com vida divina. Um subproduto desse processo de Emanação é o poder do mal, liderado por Samael e sua hoste de demônios. É missão do homem ajudar a unir o aspecto Masculino do Divino com o aspecto feminino, pois este último está sob ataque contínuo do Sitra Achra ("inclinação para o mal").

Cada palavra da Thorah e cada Mitsvah (Mandamento) simboliza algum aspecto das Sephiroth, pois o real significado da Thorah reside em seus segredos místicos. Cumprir os mandamentos tem um efeito positivo sobre a esfera superior, enquanto o pecado fortalece o sitra achra, pois o homem é um Microcosmo e a alma humana tem suas raízes no divino. A redenção do mundo acontecerá quando cada indivíduo, através de um processo de transmigração das almas, completar sua missão de unificação.

Sepher Bahir - Significa Livro da Luz ou Livro da Claridade. Obra do início da Idade Média. É atribuído a um sábio mishnáico do séc. I, parece ser de origem babilônica, mas foi editado em Provença, em fins do séc. XII, por discípulos do místico Isaac, o Cego. De acordo com seus ensinamentos, o mundo inferior simboliza o mundo superior divino através das Sephiroth, que são as forças divinas ativas se manifestando através dos mandamentos bíblicos. Assim, só se encontrará a verdadeira compreensão desses mandamentos em sua interpretação mística. O mal deste mundo é resultante da revolta de Satã e de suas hordas demoníacas contra Deus. A obra atribui grande importância à doutrina da Transmigração das Almas, usada para explicar que os justos sofrem porque pecaram em uma vida anterior. O Bahir se baseia no misticismo das Letras do Sepher Yetzirah, e no uso mágico dos Nomes Sagrados.

As Sagradas Sephiroths


Sephiroth é o plural de Sephirah. Algums atribuem o significado de "Número" outros de "Emanação". O Sepher Yetzirah diz :

"DEZ SÃO OS NÚMEROS SAÍDOS DO NADA, E NÃO NOVE, DEZ, E NÃO ONZE. COMPREENDA ESTA GRANDE SABEDORIA, ENTENDA ESTE CONHECIMENTO, INVESTIGUE-O, PONDERE A SEU RESPEITO, TORNE-O EVIDENTE, RECONDUZA O CRIADOR AO SEU TRONO."

"A DÉCADA DE EXISTÊNCIA SAÍDA DO NADA, TEM SEU FIM LIGADO AO SEU COMEÇO, SEU COMEÇO LIGADO AO SEU FIM, TAL COMO A CHAMA ESTÁ LIGADA À BRASA; COMO O SENHOR É UM, E SEGUNDO NÃO HÁ, E ANTES DO UM O QUE CONTARÁS?"

As 10 Sephiroth simbolizam as Idéias primevas, as Forças Primevas, as Energias primevas, ou os 10 Atributos básicos e estruturadores deste Universo.



Estes conjuntos de 10 Sephiroths formam uma unidade chamada de "Árvore da Vida" (Otz Shim). As 10 Sephiroth manifestaram-se como um Raio, ziguezagueando.


Yüklə 34 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©genderi.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə