Seiketsu: manter a higiene, assim se tem um ambiente sempre saudável



Yüklə 19,39 Kb.
tarix28.11.2017
ölçüsü19,39 Kb.
#12965

KAIZEN
Com o passar dos tempos fica cada vez mais disputada a competitividade entre as empresas, tendo estas que irem a buscar de metodologias de incentivos e melhorias para o crescimento da organização.

Um dos métodos utilizados é o processo Kaizen, que é uma administração japonesa que começou a acontecer a partir de 1950, que significa um aprimoramento ou melhoria continua, neste processo se diz que o meio é tão importante quanto o fim, ou seja, é tão importante fazer bem feito quanto obter o resultado certo, eficiência e eficácia. Como disse certa vez Osho “O resultado é uma coisa estática e o processo é toda uma vida dinâmica de trabalho colaborativo entre pessoas usufruindo e compartilhando coisas, que deve ser muito bem vivido”.

Nesta empresa todos devem ter objetivos e missões em comuns, os colaboradores desempenham função vital no melhoramento dos padrões, no Kaizen é estimulado as conseqüências positivas, as pessoas devem ficar dispostas por seguir os conceitos que elas mesmas proporam.
OS 5 S

Os 5 S são as 5 palavras japonesas que podem ser utilizadas para a boa administração do processo kaizen sendo elas, SEITON. SEIRI, SEISO, SEIKETSU, SHITSUKE.


Seiton: significa providenciar a arrumação e deixar tudo em ordem, tudo dever ser deixado em seu devido lugar para que não haja perca de tempo.
Seiri: evitar o que é desnecessário, deixar por perto apenas o que vem a ser necessário para a rotina de trabalho.
Seiso: manter sempre limpo, a sujeira atrapalha a boa qualidade da produção e do ambiente de trabalho.
Seiketsu: manter a higiene, assim se tem um ambiente sempre saudável.
Shitsuke: disciplina, sempre ter a capacidade de aprender não e limitar apenas ao que está acontecendo, mas sim se preparar no que vem a acontecer.

Etapas do Kaizen
Devem ser criados primeiramente grupos de gestão, que são formados por pessoas internas e externas que dominem as ferramentas do processo Kaizen após isso os participantes devem ser treinados por este grupo para o conhecimento do processo e apresentação da situação dos problemas, na segunda etapa e feita uma avaliação da estrutura de todo o trabalho realizado, mesmo com resultados positivos, é preciso cuidado pra não gerar tumulto na empresa e se pensar que a solução para todos os problemas está no processo Kaizen, por fim todos os processos são reavaliados para que possa ou não se dizer que a empresa já está dentro de processo de melhoria continua, essa etapa não termina apenas evolui para que cada vês mais aconteça melhorias. Para se conhecer um pouco melhor deste processo de melhoria, podemos compreender um pouco melhor o ciclo PDCA que é um dois conceitos mais importantes do Kaizen.
ETAPAS (PDCA)
Os passos são os seguintes:

  • Plan (planejamento) : estabelecer uma meta ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação.

  • Do (execução) : realizar, executar as atividades conforme o plano de ação.

  • Check (verificação) : monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios. Atualizar ou implantar a gestão à vista.

  • Act (ação) : Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.


Figura 1:

Método PDCA de gerenciamento de processos


Fonte de pesquisa: wikipedia

Nesta filosofia deve haver o comprometimento de todas as pessoas do grupo, sempre buscando a melhoria e aprimoramento dos produtos ou serviços, sempre analisando os valores, a eliminação dos desperdícios, a padronização, a racionalização da força de trabalho, o sistema just in time entre outros. No kaizen existem dez mandamentos a serem seguidos:



  1. O desperdício é o inimigo n°1.

  2. Melhorias devem ser feitas constantemente

  3. Todos da empresa devem estar envolvidos.

  4. A estratégia de ser barata.

  5. Aplica-se em qualquer lugar.

  6. Tudo deve ser vistos por todos os processos devem ser transparentes

  7. Focaliza a atenção no local onde se cria o valor

  8. Orienta-se do processo.

  9. prioridade as pessoas

  10. Se deve aprender fazendo, sempre na ativa e disposto.

Alguns participantes fazem reclamações do processo Kaizen, como a demora na distribuição das tarefas, dificuldade para os contatos, muitas vezes a chefia não colabora, há muita dificuldade em conciliar as atividades diárias com o processo Kaizen, a falta de direcionamento das metas, ainda acontecem a falta de comprometimento com alguns participantes e a resistência as novas mudanças propostas.


Esta ferramenta traz grande motivação para os colaboradores da empresa, até porque além deles mesmos organizarem as soluções, terem o livre arbitro de optarem e lançarem suas opiniões, são gerados resultados rapidamente. Estes resultados devem ser bem divulgados para que aconteça a satisfação por parte doa colaboradores, assim eles iram enxerga que essa filosofia kaizen obtém sim resultados satisfatórios, sendo estas divulgações feitas principalmente nas áreas afetadas para que vejam o impacto que o kaizen realizou na sua área.

O modelo Kaizen é composto ,em média por doze pessoas,incluindo o líder que e de extrema importância para desenvolver esse estudo,também pode ser utilizado em nosso cotidiano para melhorar nossas qualidades e reorganizar problemas pessoais como do tipo: educação dos filhos ,crise no relacionamento conjugal,etc.

FACULDADE DE BOA VIAGEM (FBV)

LOGÍSTICA

GISELE RIBEIRO BANDEIRA DE MELO

MOACIR PEREIRA ARAÚJO

PRISCILLA BATISTA SOUTO

TAÍS DOS SANTOS SILVA



FILOSOFIA KAIZEN

Recife


2009
Yüklə 19,39 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©genderi.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə