Vilfredo Pareto



Yüklə 7,21 Kb.
tarix06.05.2018
ölçüsü7,21 Kb.
#43077

Vilfredo Pareto


1
848 – 1923
Escola: neoclássica

Principais Obras: Corso di Economia Politica; Manual de Economia Política; Trattato di Sociologia Generale (The Mind and Society).

Vida: nasceu em Paris, descendendo de uma família de nobres italianos. Formou-se em engenharia pela Universidade de Turim, depois do que trabalhou como engenheiro de ferrovias. Aos 41 anos, casou-se com uma condessa russa, que viria a trocá-lo posteriormente por um empregado mais jovem. Herdou uma considerável fortuna de um tio, casando-se novamente com uma mulher de 22 anos. Pareto sucedeu Walras na Universidade de Lausanne. No final de sua vida recusou uma cadeira no senado durante o governo de Mussolini.

Principais Idéias: Pareto desenvolveu no Curso e no Manual o modelo de equilíbrio geral criado por Walras. Como este, criou um modelo que representa o funcionamento e a interação de todos os mercados simultaneamente. O modelo gerava a partir dos fundamentos da economia (preferências, tecnologias, recursos) um conjunto de preços de equilíbrio. Pareto investigava se esse equilíbrio tem a propriedade de resultar na maximização do bem estar dos elementos da sociedade.

Pareto contribuiu no desenvolvimento da teoria neoclássica do valor. Enquanto autores como Walras e Jevons acreditavam na possibilidade de medir utilidade (utilidade cardinal), Pareto mostrou que era possível chegar às conclusões da teoria sem postular tal mensurabilidade, embora o autor acreditasse na possibilidade de mensuração. Tudo o que precisamos é que as alternativas de escolha do indivíduo sejam ordenadas conforme uma escala de preferências (utilidade ordinal). Desenvolve-se assim as curvas de indiferença da microeconomia. Na teoria neoclássica, o conceito de utilidade deixaria de representar uma medida fisiológica da sensação de prazer e dor para representar simplesmente um ordenamento de preferências que será revelado nos atos de escolha. Esse ordenamento não requer uma fundamentação psicológica para o conceito de utilidade marginal decrescente. Pareto utilizava o termo “ofelimidade” no lugar de utilidade, buscando um conceito de valoração totalmente subjetiva, sem as conotações que se dá a palavra utilidade.



A contribuição mais conhecida do autor, no entanto, foi a formulação do conceito de “Optimalidade de Pareto”, bastante utilizada na Economia de Bem-Estar. A utilidade, sendo uma grandeza ordinal, não pode ser medida. Dessa forma, a comparação interpressoal de utilidade é uma tarefa impossível: não se pode somar ganhos em “utils” de uma pessoa com perdas de outra. Só podemos afirmar que uma mudança é boa se todas as partes envolvidas concordarem com ela. Se uma pessoa perde e outra ganha, nada se pode afirmar sobre a desejabilidade da mudança, a menos que se apele para considerações extra-econômicas. Contudo, podemos avaliar situações nas quais todas as partes envolvidas ganham. A troca de mercado gera oportunidades de ganhos mútuos, e o equilíbrio competitivo é o estado no qual todas as possibilidades de ganho já foram exploradas. Uma situação “ótima de pareto” seria aquela na qual seria impossível melhorar a situação de uma pessoa sem piorar a de outra. Pareto mostrou que um equilíbrio competitivo de mercado leva a um estado ótimo de pareto, a partir do qual tudo o que o governo pode fazer é retirar de alguns para dar a outros.

Em termos políticos, foi liberal no início da carreira, denunciando o protecionismo e militarismo como os maiores inimigos da liberdade. Mais tarde, passou a apresentar inclinações mais intervencionistas. No final de sua vida, Pareto passou a escrever sobre sociologia. Desenvolveu um teoria elitista da sucessão governamental. A elite detentora do poder político muda de característica segundo um ciclo de “leões” e “raposas”: os leões tomam o poder por meio da violência, estabelecendo um programa bem definido. O governo dos leões é sucedido pelo governo das raposas, que administram de forma burocrática. A perda de sentido advindo desse governo cria a oportunidade para o surgimento de outros leões, que impõem novos rumos para a sociedade.
Yüklə 7,21 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©genderi.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə