Carta da convivialidade



Yüklə 60,6 Kb.
tarix30.10.2018
ölçüsü60,6 Kb.
#75895

0

A Direção Regional de Educação apresenta para o próximo ano letivo, 2014/2015, os projetos que irão ser desenvolvidos nas seguintes áreas:



  1. Formação Pessoal e Social dos alunos (de acordo com as alíneas a) a f) do 2.1 do despacho nº 116/2014, de 9 de julho):


Carta da convivialidade

A Carta da Convivialidade Escolar é uma iniciativa da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos (SRE) que visa proporcionar um ambiente escolar seguro, inclusivo, respeitador e propício às aprendizagens.

Este projeto de intervenção tem como principais desígnios: promover em cada escola o debate e a reflexão sobre as prioridades e possibilidades de intervenção; analisar a incidência e a natureza dos vários comportamentos antissociais que ocorrem em contexto escolar; documentar as boas práticas que têm sido levadas a cabo pelas escolas com o propósito de combater estes fenómenos e estabelecer uma rede de partilha de informação e estratégias de intervenção com vista ao sucesso educativo dos alunos.

Por forma a concretizar estas intenções, a Carta da Convivialidade Escolar pretende implementar grupos de trabalho nas escolas, que por sua vez, virão a dinamizar as estratégias necessárias à diminuição da indisciplina, do bullying, da violência e de outros fenómenos associados.

Para mais informações contactar:

carta.convivialidade@live.madeira-edu.pt

Gonçalo Olim - Telefone: 967067634

Marcelo Melim – Telefone 919664122


Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos

Uma das missões da escola é, segundo o Quadro Estratégico de Cooperação Europeia, “a promoção de uma cidadania ativa”. Por outro lado, as catástrofes associadas à ocorrência de riscos naturais, tecnológicos e mistos podem acarretar consequências significativas, mais ou menos gravosas para as pessoas e bens. Neste contexto torna-se, então, imprescindível dotar os alunos dos conhecimentos e competências essenciais a uma cidadania ativa e responsável face à segurança e aos riscos.

Pretende-se com este projeto a dinamização do Plano de Prevenção e Emergência das escolas (sensibilização acerca do PPE, realização simulacros, entre outras) e o desenvolvimento de conteúdos temáticos na área da segurança que serão desenvolvidos por um Delegado de Segurança nas escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Este projeto da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos conta com a parceria da Associação Insular de Geografia, do Serviço Regional de Proteção Civil, do Instituto de Administração da Saúde, através do Serviço de Defesa do Consumidor e do Departamento de Saúde, Planeamento e Administração Geral.

Para mais informações contactar:

Diogo Neves - Email: diogo.neves@madeira-edu.pt

Ricardo Gomes – Email: ricardoflup@gmail.com

Educação Sexual e Afetos (ESA)

Este Projeto é dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e é aplicado de forma diferenciada e continuada, em 10 sessões de 45 min., do 5º ao 9º ano de escolaridade.

Pretende-se uma abordagem do tema de forma explícita, intencional e pedagogicamente estruturada.

O Projeto tem como finalidades, não só atenuar os comportamentos de risco, tais como a gravidez não desejada e precoce, bem como as doenças sexualmente transmissíveis e os abusos sexuais, mas também promover a qualidade das relações interpessoais, a qualidade da vivência da intimidade e a contextualização destas na sua raiz cultural e socio-histórica. Deste modo, numa perspetiva sistémica e numa conceção holística do ser humano, pretende-se que os nossos alunos vivenciem a sua Sexualidade de forma mais Informada, Saudável, Responsável e Gratificante.

Para aceder à plataforma ESA: http://comunidades.educatic.info/
Atlante

O programa ATLANTE – Enfrentar o Desafio das drogas, promovido pela Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, Instituto de Administração de Saúde e Assuntos Sociais, é dirigido aos alunos dos 11 aos 16 anos (que frequentam o 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º ano de escolaridade) e é composto por 6 sessões. Tem como objetivo dotar os alunos de informação, atitudes e promover valores e competências necessárias para decidir de forma racional e autónoma perante a oferta de drogas.

Para mais informações contactar:

Telefone: 291720180

Nazaré de Freitas - Email: nazare.freitas@iasaude.sras.gov-madeira.pt

Rubina Gouveia - Email: rubina.gouveia@iasaude.sras.gov-madeira.pt





  1. Projetos de Complemento do Currículo (de acordo com a alínea h) do 2.1 do despacho nº 116/2014, de 9 de julho):


ÁREA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Road Show for Entrepreneurship – RS4E

Projeto promovido pelo Centro de Empresas e Inovação da Madeira que tem como principal objetivo promover junto das crianças e jovens competências empreendedoras, através do conceito “aprendendo fazendo”. Este projeto é dirigido a alunos do 1.º ciclo do ensino básico, dos cursos cientifico-humanísticos e dos cursos profissionais do ensino secundário da Região Autónoma da Madeira.

Inscrições e outras informações em http://www.rs4e.com
Eco-Escolas

O Eco-Escolas é um Programa Internacional da responsabilidade da Fundação para a Educação Ambiental, coordenado a nível Nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), destinado preferencialmente às escolas do ensino básico e pretende encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilizar a comunidade educativa.

Mais informações em http://www.abae.pt/programa/EE/inicio.php
Economia para o Sucesso – Junior Achievement Portugal

O programa Economia para o Sucesso, promovido pela Junior Achievement Portugal, destina-se a alunos dos 8.º/ 9.º anos de escolaridade e é implementado em 6 sessões (1 por semana) com a duração de 45/90 minutos cada.

É um programa rigorosamente elaborado e testado, composto por materiais e um guia de esclarecimento acessível e prático, pronto a ser utilizado pelo voluntário que implementa o programa, em parceria com o professor. Tem como objetivo discutir literacia financeira/finanças pessoais, ensinar a gerir um orçamento, identificar objetivos de educação e carreira, baseados nos interesses, valores e qualidades de cada aluno.

Mais informações em http://portugal.ja-ye.eu



Prémio Fundação Ilídio Pinho
O Concurso de Ideias “Ciência na Escola” promovido pela Fundação Ilídio Pinho em parceria com o Ministério da Educação e Ciência e o Ministério da Economia é dirigido a crianças do pré-escolar e aos alunos do ensino básico e ensino secundário de todo o País. Este prémio visa motivar os alunos para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas.

Mais informações em http://www.dgeste.mec.pt/fip/



ÁREA DA PAZ, DOS DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO
Parlamento Jovem Regional

Iniciativa promovida pela Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos (SRE) em parceria com a Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) em que os alunos do 3.º ciclo do ensino básico participam num exercício de simulação do processo legislativo, com o objetivo de os incentivar para uma participação cívica e política mais ativa.


Parlamento dos Jovens (Nacional)

Projeto promovido pela Assembleia da República (AR) em parceria com a Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos (SRERH), dirigido a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, e que tem como principal objetivo educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política.

Inscrição e outras informações em http://www.parlamento.pt/espacojovem
Concurso “Escola Alerta!”

O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), I.P. promove, este ano letivo, a XI edição do Concurso "Escola Alerta!", que se destina a todos os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário. Este concurso visa sensibilizar e mobilizar os alunos para a igualdade de oportunidades e para os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência, constituindo-se como instrumento de formação de cidadãos e exercício de cidadania, em que os mesmos são convidados a criar um projeto que contribua para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência ou incapacidade.

Os trabalhos a realizar pelos alunos, sob a orientação do docente dinamizador, deverão consistir no desenvolvimento dos princípios consignados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e na Lei de Bases da Prevenção, Habilitação, Reabilitação e Participação das Pessoas com Deficiência, mediante a apresentação e divulgação de propostas de solução exequíveis e inovadoras para a sua concretização.

Para mais informações ou esclarecimentos consultar o regulamento no site:



http://www.inr.pt/content/1/3344/escola-alerta-edicao

ÁREA DE APRENDIZAGEM INTERCULTURAL
Projeto Baú de Leitura

Este projeto tem como objetivo promover hábitos de leitura e escrita junto dos alunos de todos os níveis de ensino (1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário) e, consequentemente, desenvolver a cultura literária na Madeira.

Mais informações em http://projectos.madeira-edu.pt/baudeleitura/


Leitura performativa: projeto Ler com Amor, Associação Contigo Teatro

Este projeto, promovido pela Associação Companhia Contigo Teatro, tem como principais objetivos motivar os alunos para a leitura e aperfeiçoar as competências de interpretação e compreensão de textos literários na aula de Português, valorizando a leitura performativa, em voz alta, expressiva e / ou dramatizada. É dirigido aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.o ciclos do ensino básico e ensino secundário da RAM.

Para mais informações, contactar através do correio eletrónico:contigoteatro@gmail.com ou do telemóvel: 965228407
Agente X

O Agente X é um campeonato de resolução de problemas de Matemática para todos os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos da Região Autónoma da Madeira (RAM). Pretende-se que os alunos da RAM tenham acesso a uma iniciativa lúdica de aprendizagem da Matemática, num ambiente diferente do da sala de aula. Como o campeonato se desenrola numa plataforma online, permite-se que os alunos trabalhem na escola e/ou em casa, com os pais/encarregados de educação, individualmente ou em grupo.

Inscrição e outras informações em http://agentex.pt.vu/
Plano Regional de Educação Rodoviária (PRER)

Iniciativa direcionada a crianças e jovens do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, com o objetivo de contribuir para a redução da sinistralidade, bem como de educar, através de meios objetivos e adequados, para a defesa dos perigos do trânsito e para a tomada de comportamentos que promovam a segurança dos cidadãos.

Inscrição e outras informações em http://projectos.madeira-edu.pt/prer/
Rede de Bufetes Escolares saudáveis (RBES)

Neste projeto, as escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário envolvem alunos, professores e restante comunidade escolar em atividades promotoras de uma alimentação saudável.

Inscrição e outras informações em http://rbes.weebly.com/
Projeto SHS-Escolas (Segurança, Higiene e Saúde nas Escolas)

Trata-se de um projeto orientado para todos os níveis de ensino, que envolve a SRE e a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, em prol da promoção de uma cultura de segurança, higiene e saúde em contexto escolar. Os estabelecimentos de educação/ensino (todos os ciclos) que cumpram os requisitos subjacentes a este projeto serão galardoados com a Bandeira SHS-Escolas.


Educamedia - Educação para os Media

A "Educação para os mediaapresenta-se como veículo de promoção da inclusão social e do exercício da cidadania, procura melhorar a qualidade do ensino nas escolas e a qualidade de vida das comunidades nas quais se insere. Visa também introduzir novos métodos pedagógicos na sala de aula, promover novas técnicas de ensino e formas alternativas de aprendizagem ativa, através do contacto com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com os media e com o audiovisual.

O programa é composto, por quatro projetos, a saber: TV Escola; Cinedesafios; Aprender com o Cinema e Webradio. Os mesmos possibilitam a melhoria da qualidade da comunicação e convergem para auxiliar o processo do conhecimento, criando novas alternativas, por forma a contribuir para o incremento da qualidade da educação e das condições de trabalho dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

O Educamedia destina-se aos alunos de todas as escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário da Região Autónoma da Madeira.

Subprojetos do Educamedia:


  • TV Escola

A TV Escola é um canal de televisão que tem como intuito capacitar, aperfeiçoar e atualizar os professores e os educadores da rede escolar da RAM. A sua programação exibe produções próprias das escolas e de outros organismos.

Trata-se de um canal totalmente dedicado à educação, no qual se pretende envolver a comunidade educativa na produção de programas e conteúdos pedagógicos, tais como: Informativo (noticiários, entrevistas, reportagens); Entretenimento (videoclips, curtas-metragens e animações) e Publicidade (spots).




  • Cinedesafios

Este projeto, com recurso ao sítio Web, pretende vir a constituir uma ferramenta que ensine a ver os media, mais concretamente, o cinema, através da disponibilização de diversos suportes documentais e informativos, relacionados com o audiovisual e com a educação para os media.

Tem como objetivo promover as diferentes técnicas de animação/edição/filmagem, através de desafios mensais. Está orientado para a formação técnica dos professores e alunos na área da produção cinematográfica e multimédia.




O projeto Aprender com o Cinema tem como linha principal a projeção de filmes e respetiva exploração pedagógica, ao longo do ano letivo. É fornecido às escolas um guia curricular, um panfleto e uma ficha de trabalho de Português que guiará e apoiará o professor nesta tarefa, visto que apresenta sugestões de atividades a realizar antes e após a visualização do filme, bem como outras atividades transversais que podem ser desenvolvidas na escola.

Pretende também fazer a promoção de realizadores madeirenses.




  • Webradio

São muitas as escolas da RAM que possuem recursos para implementar um projeto Webradio na sua escola. Não só dispõem de um circuito interno de rádio, como também têm acesso a computadores, auriculares e microfones, e podem fazer o download de uma panóplia de programas gratuitos e utilizar sítios eletrónicos que permitem a divulgação dos trabalhos em formato digital.

O canal Webradio pretende apoiar no planeamento, na transmissão e produção de programas, indo ao encontro das políticas escolares dentro de várias áreas culturais, científicas, pedagógicas e também lúdicas.

A gestão da Webradio é feita através de uma plataforma online.
Atividades complementares aos projetos

Além das atividades pertencentes a cada projeto, existem, ainda, outras iniciativas, seguidamente descritas, tendo por objetivo dotar os professores e alunos de competências de leitura crítica da linguagem cinematográfica e dos media, conhecimentos técnicos dos processos de criação cinematográfica, capacidade criativa, espírito de cooperação e trabalho de equipa.



  • Portal Educamedia: estabelecer um elo de ligação entre o programa e os seus intervenientes, com diversas secções que servem de suporte ao trabalho desenvolvido nas escolas;

  • Dicionário de Cinema Madeirense: filmografia e uma análise crítica de um conjunto de obras de realizadores madeirenses, além de um sumário biográfico de cada um;

  • Mediateca: portal de recursos com base de dados de filmes e tutoriais;

  • Manual Educamedia: orientações a nível cinematográfico e audiovisual para apoio à produção de conteúdos;

  • Media Smart (parceria): fornecer às crianças ferramentas que as ajudem a compreender e interpretar a publicidade;

  • Festival Audiovisual e Cinema Escolar: no âmbito da Semana Regional das Artes;

  • Animarte: desenvolver uma dinâmica com as escolas e outras entidades, relativamente ao audiovisual e cinema escolar e proporcionar situações de aprendizagem, através de oficinas de formação para alunos, professores e o público em geral.

Mais informações em http://www.educamedia.educatic.info/


OUTROS PROJETOS
Projeto CAPER (Capacitar a Aprendizagem Promovendo Estratégias)

O Projeto Capacitar a Aprendizagem Promovendo Estratégias na utilização da Robótica (CAPER) como uma proposta tecnológica em apoio ao desenvolvimento das práticas pedagógicas, utilizando a robótica como ferramenta interdisciplinar. As atividades envolvidas no projecto possibilitam métodos práticos de ensino, envolvendo o aluno e estimulando-o a interagir com o ambiente de aprendizagem, aperfeiçoando aptidões nas disciplinas relacionadas à educação científica. Todo o desenvolvimento do projeto assenta na implementação de um estudo tecnológico e científico, moldado no processo criativo, utilizando a robótica como ferramenta lúdica e evidenciando o fator motivacional, como base de aquisição do conhecimento. Os recursos didáticos utilizados no projeto CAPER, apresentam-se como um instrumento educacional a ser aplicado nos vários níveis curriculares envolvendo todos os alunos, mesmo aqueles que por motivos de saúde ficam afastados meio escolar temporariamente.

Inscrição e outras informações em http://www.educatic.info/projectos/o-projecto-caper
Serviço do Parque Natural – Educação Ambiental

O Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM) desenvolve atividades de informação e educação ambiental, ao longo de todo o ano, com o objetivo de informar, sensibilizar e divulgar o património natural do arquipélago.

Para tal, de modo a divulgar todo este património, assim como, os trabalhos de conservação de espécies e áreas protegidas estão e definidas algumas atividades que incluem: palestras, visitas de estudo, ateliers temáticos, concursos, passatempos e montagem de exposições itinerantes. O programa está dirigido aos alunos do pré-escolar (a partir dos 4 anos), 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Mais informações em http://www.pnm.pt, Centro de Informação do SPNM Núcleo dos Dragoeiros – São Gonçalo, Telefone: 291 795 155.


Programa de promoção e sensibilização ambiental – Direção Regional de Florestas

A Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza (DRFCN), ao longo dos anos, tem desenvolvido um projeto que integra um conjunto de ações educativas que se destinam a promover, sensibilizar e educar todos os cidadãos e, mais particularmente, a comunidade escolar para a proteção, a preservação, conservação e valorização do ecossistema florestal do arquipélago da Madeira, em que assume papel de destaque “A Floresta Laurissilva – Património Natural Mundial”. O programa está previsto para o biénio 2014-2016, no entanto em cada ano letivo são introduzidas novas campanhas, divulgadas até setembro de cada ano civil. Os programas são desenvolvidos entre janeiro e dezembro de cada ano civil, pretendendo assim dar continuidade às atividades, não se restringindo a cada ano letivo.

Em 2014/2015 a DRFCN, através da Divisão de Promoção, Divulgação e Formação Florestal, desenvolverá um programa destinado às crianças da Educação Pré-Escolar e aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário, Profissional e Superior, cujo lema é “Proteger e Preservar a Floresta da Madeira, o habitat da Biodiversidade…O Encontro entre a natureza e o Homem”- "Floresta Verde... Madeira protegida".

Mais informações em www.sra.pt/drf



DRFCN/DPDFF Telefone: 291 740060

Projetos de Formação Pessoal e Social Página


Yüklə 60,6 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©genderi.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə